Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Dia da Consciência Negra: Vai à sanção o projeto que torna a data feriado nacional

Atualmente, o dia já é considerado feriado em seis estados brasileiros e cerca de 1,2 mil cidades

Será encaminhado à sanção presidencial o projeto de lei que teve origem no Senado e torna feriado nacional o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. A data será chamada Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Atualmente, o dia já é considerado feriado em seis estados brasileiros e cerca de 1,2 mil cidades. Nesse sentido, a efeméride remete ao dia da morte do líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores do período Brasil-Colônia.

Aprovado pela Câmara dos Deputados na quarta-feira (29), contudo, o Projeto de Lei (PL) 3.268/2021 teve origem no Projeto de Lei do Senado (PLS) 482/2017, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Sob a relatoria do senador Paulo Paim (PT-RS), o texto foi aprovado em caráter terminativo na Comissão de Educação (CE) em agosto de 2021. Logo após, seguiu para apreciação da Câmara, onde foi relatado pela deputada Reginete Bispo (PT-RS).

Aprovação do Dia da Consciência Negra como feriado é comemorada

Em postagens nas redes sociais, o autor e o relator do projeto comemoraram a aprovação da matéria na Câmara dos Deputados. Entretanto, esse é o primeiro novo feriado nacional criado desde 1980, quando o 12 de outubro virou data comemorativa.

Publicidade

“Por memória, reparação e justiça! Nosso projeto de lei que torna o Dia da Consciência Negra feriado em todo o território nacional acaba de ser aprovado na Câmara dos Deputados! Que o 20 de novembro seja lembrado no Brasil como uma data para celebrar a luta, a força e a resistência do povo negro que construiu e constrói nosso país!”, postou Randolfe Rodrigues.

“Conquista histórica. Aprovado na Câmara o projeto de lei que instituiu o 20 de novembro dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra feriado nacional. Vai à sanção presidencial. O senador Randolfe é o autor, eu tive a honra de relatar no Senado. Na Câmara, a relatoria foi da deputada Reginete Bispo”, comemorou Paulo Paim.

Fonte:
Agência Senado

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Jovem é detido após queda de moto em Salto Veloso

Um jovem de 19 anos foi detido após sofrer...

Revitalização do Ginásio Ney Douglas Bello está em licitação

A Prefeitura de Caçador, por meio do IPPUC e...

Confira os setores beneficiados com a derrubada do tarifaço dos EUA

A decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de...

Uniarp confirma apoio ao Seminário de Doação de Órgãos do Hospital Maice

Nesta sexta-feira (20), a Reitoria da UNIARP recebeu a...

Três ciclistas morrem em atropelamento no RS

Três ciclistas morreram após serem atropelados por um carro...

Mais Lidas da semana

Temporal provoca destelhamentos e danos em Iomerê

Um forte temporal com ventos intensos atingiu a cidade...

Morre Pedro Rodrigues Alves, proprietário da Funerária Rodrigues Alves, aos 54 anos em Videira

A cidade de Videira (SC) amanheceu consternada com a...

Polícia Militar registra mais de 15 mil inscritos para vagas temporárias

Foram encerradas na semana passada as inscrições para o...

Grave acidente na SC-350 deixa motorista preso às ferragens

Os Bombeiros Voluntários de Caçador atenderam um grave acidente...

Seis tetraplégicos voltam a andar graças a cientista brasileira

Após quase três décadas de pesquisa dedicada, a cientista...

Outros Tópicos Interessantes