Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

IBGE aponta que idosos superam jovens e se tornam a maioria

Diversos dados foram trazidos pela pesquisa, como a queda da taxa de filhos e aumento da feminização da população

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quinta-feira (22), dados reveladores sobre a população brasileira. Em 2023, os idosos com 60 anos ou mais representam 15,6% da população, superando os 14,8% dos jovens de 15 a 24 anos.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Essa é a primeira vez que a faixa etária mais velha ultrapassa a mais jovem. Desde o início dos anos 2000, a proporção de idosos quase dobrou, de 8,7% para 15,6%.

Publicidade

As projeções para 2046 indicam que os idosos serão a maior parte da população, com 28%.

Em 2070, esse número deverá subir para 37,8%, significando que mais de um terço dos brasileiros será idoso.

A idade média dos brasileiros, que é atualmente 34,8 anos, deve aumentar para 51,2 anos até 2070. Essa mudança é impulsionada pela queda na taxa de fecundidade e pelo aumento da expectativa de vida.

Veja também

SC mantém vice-liderança no Ranking de Competitividade de 2024

Renovação da CNH pode exigir avaliação psicológica

De 2000 a 2023, a taxa de filhos por mulher caiu de 2,32 para 1,57, enquanto a expectativa de vida subiu de 71,1 para 76,4 anos.

Além disso, o IBGE revelou que a população do Brasil é atualmente de 203 milhões de habitantes, menor do que as estimativas anteriores.

A população está envelhecendo e se tornando mais feminina, com 51,5% de mulheres.

A pesquisa também mostrou um aumento significativo no número de indígenas e quilombolas, além de uma mudança na percepção racial dos brasileiros.

O Censo 2022 revelou, ainda, que o Brasil tem mais templos religiosos do que hospitais e escolas combinados e que 24% da população vive sem descarte adequado de esgoto.

Mais da metade dos brasileiros mora a até 150 km do litoral.

Fonte:
Portal RBV/ G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Mais Lidas da semana

Caminhoneiros anunciam paralisação nacional a partir de 4 de dezembro

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o desembargador...

Morre jovem vítima de grave acidente na SC-135 em Videira

A jovem Sabrina Pedroso Benetti, de 24 anos, morreu...

Após suspeita de envolvimento com drogas, pai agride filho e é preso

Após suspeita de envolvimento com drogas, pai agride filho...

Fiscalização apreende mais de 1 tonelada de alimentos impróprios

Uma operação articulada pelo Ministério Público de Santa Catarina,...

Acidente com parapente no Morro Agudo deixa praticante ferido

No domingo, 30 de novembro, a guarnição do Corpo...

Outros Tópicos Interessantes