O Papa Francisco, de 88 anos, continua internado no hospital Policlinico Agostino Gemelli, em Roma, para tratar uma bronquite. Ele foi hospitalizado na sexta-feira (14) devido a uma infecção respiratória, apresentando febre baixa e dificuldades respiratórias. Segundo fontes do Vaticano, a noite de sexta-feira foi tranquila e o pontífice já apresenta melhora, com otimismo sobre a nova terapia iniciada na sexta.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
De acordo com a agência Ansa, o papa se encontra estável e os exames indicaram uma infecção do trato respiratório.
A febre diminuiu, e Francisco continua recebendo medicamentos hospitalares para tratar a bronquite, que o afeta desde o início de fevereiro.
Acompanhamento médico e cancelamento de compromissos
O Vaticano anunciou o cancelamento de compromissos do papa para os próximos dias, incluindo uma audiência marcada para sábado (15) e um encontro com artistas na segunda-feira (17).
A agenda de Francisco também precisou ser ajustada devido ao quadro de saúde, com a substituição dele por um cardeal para uma missa no domingo.
Veja também
Aprovação positiva de Lula 11 pontos em dois meses
Preços dos ovos sobem e atingem recordes históricos
O pontífice, que já teve uma parte de seu pulmão removida na juventude, tem enfrentado diversos problemas de saúde nos últimos anos, como dores nos joelhos e quadris, inflamação do cólon e até uma operação de hérnia.
Francisco também sofreu quedas domésticas, mas continua com uma agenda intensa, com até 10 compromissos em uma manhã.
Bronquite e dificuldades para discursar
Desde o início de fevereiro, o papa tem apresentado dificuldades para discursar durante audiências. Em algumas ocasiões, ele pediu para que um assessor fizesse a leitura do sermão, devido à falta de ar.
Mesmo assim, Francisco manteve o bom humor ao se desculpar com os fiéis e agradecer pelo apoio.
Histórico de problemas de saúde
Francisco já foi hospitalizado em dezembro de 2023 devido a uma bronquite e tem enfrentado complicações devido à sua idade avançada. Embora sua saúde tenha apresentado alguns altos e baixos, o papa segue com sua missão pastoral e permanece ativo, celebrando audiências e missas conforme sua condição permite.
Apesar da hospitalização, não há previsão de alta para o papa, mas seu quadro clínico é considerado estável e a recuperação segue com acompanhamento médico contínuo.
Nossas Redes Sociais