O Brasil está presenciando um notável crescimento em seu mercado de startups, transformando-se em um verdadeiro celeiro de empreendedorismo. Segundo o relatório “Inovação em Movimento: um mapa sobre as startups no Brasil em 2023”, realizado pela Cortex, o país já contabiliza impressionantes 12.040 startups em operação.
De acordo com dados divulgados por uma empresa de referência em Inteligência de Vendas B2B na América Latina, com o suporte da Endevador, mais de 7 mil startups surgiram no Brasil nos últimos 10 anos.
Uma pesquisa conjunta entre a Embrapa, HomoLudens, SP Ventures e Sebrae revelou que as startups do agronegócio têm apresentado um crescimento exponencial no Brasil. O levantamento mostrou que atualmente uma a cada três empresas do setor já exporta seus produtos para outros países, e impressionantes 43% desses negócios registraram faturamento superior a R$ 1 milhão no último ano.
Além disso, esse segmento tem se destacado como um poderoso gerador de empregos, com mais da metade das empresas contando com uma equipe de mais de 10 colaboradores.
Na região serrana de Santa Catarina, a cidade de Lages ganha destaque no cenário das startups, especialmente em uma iniciativa voltada para os caminhoneiros, sendo os principais atores no transporte da economia e do agronegócio brasileiro.
Nossa equipe de reportagem,teve a oportunidade de conversar com os empreendedores Thiago Wolf e Diego Barbosa, os quais compartilharam detalhes sobre a concepção desse projeto voltado para o seguro dos bens dos caminhoneiros.