Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

STF derruba tese da revisão da vida toda a aposentados do INSS

STF decidiu que os aposentados não têm direito de optarem pela regra mais favorável para recálculo do benefício

STF derruba tese da revisão da vida toda a aposentados do INSS nesta quinta-feira (21).A reviravolta do caso ocorreu durante o julgamento de duas ações de inconstitucionalidade contra a Lei dos Planos de Benefícios da Previdência Social (Lei 8.213/1991).

Por 7 votos a 4, o STF decidiu que os aposentados não têm direito de optarem pela regra mais favorável para recálculo do benefício.

A mudança de entendimento ocorreu porque os ministros julgaram as duas ações de inconstitucionalidade, e não o recurso extraordinário no qual os aposentados ganharam o direito à revisão.

Publicidade

Ao julgarem constitucional as regras previdenciárias de 1999, a maioria dos ministros entendeu que a regra de transição é obrigatória e não pode ser opcional aos aposentados conforme o cálculo mais benéfico.

Durante o julgamento, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, disse que é preciso preservar a integridade fiscal do sistema previdenciário.

“Ninguém fica feliz de não favorecer o segurado. Todos nós gostaríamos de dar o máximo possível a todas as pessoas, mas nós também temos que zelar pela integridade do sistema, afirmou.

Além de Barroso, também votaram contra a revisão os ministros Luiz Fux, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Nunes Marques.

André Mendonça. Cármen Lúcia, Edson Fachin e Alexandre de Moraes votaram a favor da revisão.

AGU

Em nota, o advogado-geral da União, Jorge Messias, cumprimentou o STF e disse que a decisão da Corte garante o equilíbrio financeiro da Previdência. 

Veja também

Frente Parlamentar visa impulsionar setor vitivinícola brasileiro

Nova lei do IPVA amplia isenções em SC

“Entre outros aspectos, ela garante a integridade das contas públicas e o equilíbrio financeiro da Previdência Social, patrimônio de todos os brasileiros. Além disso, evita a instalação de um cenário de caos judicial e administrativo que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iria, inevitavelmente, enfrentar caso tivesse que implementar a chamada tese da Revisão da Vida Toda, como observado nas razões apresentadas pela Advocacia-Geral da União (AGU) nos processos em trâmite no Supremo”, escreveu Messias.

Entenda o caso

Em 2022, quando o Supremo estava com outra composição plenária, foi reconhecida a revisão da vida toda e permitido que aposentados que entraram na Justiça possam pedir o recálculo do benefício com base em todas as contribuições feitas ao longo da vida.

O STF reconheceu que o beneficiário pode optar pelo critério de cálculo que renda o maior valor mensal, cabendo ao aposentado avaliar se o cálculo de toda vida pode aumentar ou não o benefício.

Segundo o entendimento, a regra de transição feita pela Reforma da Previdência de 1999, que excluía as contribuições antecedentes a julho de 1994, quando o Plano Real foi implementado, pode ser afastada caso seja desvantajosa ao segurado.

Os aposentados pediram que as contribuições previdenciárias realizadas antes de julho de 1994 sejam consideradas no cálculo dos benefícios. Essas contribuições pararam de ser consideradas em decorrência da reforma da previdência de 1999, cujas regras de transição excluíam da conta os pagamentos antes do Plano Real.

Fonte:
Agência Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Mulher é vítima de sequestro relâmpago durante assalto em Capinzal

Uma mulher de 49 anos viveu momentos de terror...

Castelo de pedras construído por pai e filho encanta cidade de SC

Uma pequena cidade do Sul de Santa Catarina abriga...

Influenciador Henrique Maderite morre aos 50 anos

O influenciador digital Henrique Maderite morreu aos 50 anos...

Bairro Nossa Senhora Salete ganhará nova praça

A Nova praça do bairro Nossa Senhora Salete está...

Comércio de Caçador atende em horário especial neste sábado

O comércio de Caçador atende em horário estendido até...

Mais Lidas da semana

Suspeitos de furtos no comércio de Videira são presos

A Polícia Militar de Videira prendeu, na tarde desta...

Homem é morto a tiros em Rio das Antas

Um homem de 61 anos foi encontrado morto a...

Queda de árvore provoca morte de trabalhador em Rio das Antas

Na tarde desta terça-feira, 3 de fevereiro de 2026,...

Forte temporal com granizo assusta moradores de Videira e Iomerê

O município de Videira e Iomerê enfrentaram um...

Vereador Bainho é eleito novo presidente da Câmara de Caçador

O vereador do Partido Liberal (PL), Jonatas Maia (Bainho),...

Outros Tópicos Interessantes