Trump anuncia bloqueio total do Estreito de Ormuz

Irã e EUA não chegaram a um acordo para o fim da guerra e tensão aumenta no Oriente Médio

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que o governo norte-americano dará início “de forma imediata” a um bloqueio no Estreito de Ormuz, rota estratégica por onde circula cerca de 20% do petróleo e do gás consumidos no mundo. O anúncio foi feito neste domingo por meio de suas redes sociais, um dia após os EUA confirmarem o envio de dois navios de guerra para a região, ampliando as tensões no conflito com o Irã.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Segundo Trump, a Marinha dos Estados Unidos começará a impedir a entrada e saída de embarcações no estreito. Em publicação na plataforma Truth Social, ele afirmou que navios que tenham pago pedágio ao Irã em águas internacionais poderão ser interceptados. “Ninguém que pagar um pedágio ilegal terá passagem segura em alto-mar”, escreveu.

Publicidade

O republicano também acusou Teerã de praticar “extorsão global” ao restringir o tráfego na região e anunciou que forças americanas iniciarão a remoção de minas marítimas na área. Além disso, fez um alerta direto: qualquer ação iraniana contra militares dos EUA ou contra embarcações civis será respondida com força.

A declaração ocorre após uma rodada de negociações no Paquistão, que se estendeu por 21 horas, mas terminou sem acordo entre Irã e Estados Unidos para encerrar o conflito. Entre os impasses estariam o controle do Estreito de Ormuz, os estoques de urânio iranianos e outros ativos estratégicos.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Dupla vai a júri por homicídio e ocultação de cadáver em Campos Novos

Dois acusados irão a julgamento pelo Tribunal do Júri...

Tangará reforça agricultura com novos equipamentos

A Secretaria de Agricultura de Tangará recebeu novos equipamentos...

Caçador Futsal vence Tubarão por 2 a 1 na Série Ouro

O Caçador Futsal conquistou uma importante vitória ao bater...

Vereadores de Caçador pedem semáforo em cruzamento do bairro Berger

Os vereadores de Caçador aprovaram, na segunda-feira (7), uma...

Pinheiro Preto se prepara para o FECAPP com mais de 80 artistas inscritos

Um dos festivais musicais mais tradicionais de Santa Catarina...

Dois homens são detidos em Lebon Régis pela Polícia Militar

Nesta terça-feira (14), por volta das 15h40, a Polícia...

Polícia Militar apreende medicamentos ilegais em Lebon Régis

Uma operação realizada pela Polícia Militar de Lebon Régis...