Cidade de SC aprova lei que multa pichadores em até R$ 8,6 mil

Em casos de reincidência ou quando a pichação atingir patrimônios históricos, as penalidades podem ser até dez vezes maiores

A Câmara de Vereadores de Criciúma aprovou, na segunda-feira (20), um novo projeto de lei que endurece o combate à pichação. A proposta, apresentada pelo vereador Nícola Martins (PL), responsabiliza diretamente os autores de vandalismo urbano e impõe punições mais rígidas para esse tipo de infração.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O projeto define a pichação como infração administrativa, estabelecendo multas que podem chegar a R$ 8,6 mil. Em caso de reincidência, especialmente se o ato atingir bens tombados ou monumentos históricos, a penalidade pode ser aumentada em até dez vezes.

Publicidade

Além da multa, os infratores terão que reparar os danos causados e realizar serviços comunitários, promovendo a conscientização e a responsabilidade social.

O texto também diferencia pichação e grafite, reconhecendo o grafite como uma expressão artística legítima, desde que haja autorização prévia.

Os recursos arrecadados com as multas serão destinados a ações de prevenção ao vandalismo. Isso inclui melhorias na iluminação pública, instalação de câmeras de videomonitoramento e apoio a projetos de arte urbana e educação patrimonial.

O vereador Nícola Martins destaca o aspecto pedagógico da proposta.

“A pichação configura não apenas um crime ambiental e patrimonial, mas um problema de segurança pública, com custos expressivos para particulares e para o poder público. O projeto busca proteger o patrimônio público e privado contra danos visuais e materiais, além de estimular o senso de cuidado com a cidade”, afirmou.

A proposta segue agora para análise e possível sanção do Poder Executivo. Se aprovada, a lei poderá representar um avanço significativo no enfrentamento do vandalismo em Criciúma.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Sexta-feira será instável em Santa Catarina

A sexta-feira (24) será marcada pela instabilidade em Santa...

Processos seletivos da Prefeitura de Caçador têm mais de 1.900 inscritos

A Prefeitura de Caçador realizou neste domingo, dia 19,...

Criança de 4 anos morre após ataque de rottweiler em SC

Uma tragédia foi registrada na manhã desta quinta-feira, dia...

Fifa descarta substituir Irã por Itália na Copa de 2026 após pedido dos EUA

A FIFA não pretende substituir a seleção do Irã...

Vara Criminal de Caçador abre edital para financiar projetos sociais

A Vara Criminal da Comarca de Caçador lançou um...

Movimentação aérea incomum chama atenção no Meio-Oeste de SC

Moradores de Joaçaba e de cidades vizinhas foram surpreendidos...

Financiamento de veículos cresce 12,8% no 1º trimestre

As vendas financiadas de veículos no Brasil registraram crescimento...