Fifa descarta substituir Irã por Itália na Copa de 2026 após pedido dos EUA

Entidade reafirma participação iraniana e rejeita proposta ligada a articulação política internacional

A FIFA não pretende substituir a seleção do Irã pela da Itália na Copa do Mundo de 2026, mesmo após uma solicitação feita por representantes dos Estados Unidos. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (23) pela rede britânica BBC, com base em fontes ligadas à entidade máxima do futebol.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A proposta teria surgido após declaração do enviado especial do governo de Donald Trump para Negócios Globais, Paolo Zampolli, que afirmou ao jornal Financial Times ter sugerido a troca de seleções à Fifa. A Itália, tetracampeã mundial, não conseguiu classificação para o torneio deste ano.

Publicidade

Fifa mantém posição e não prevê mudanças

De acordo com a BBC, a Fifa não trabalha com qualquer cenário de substituição. A possibilidade só seria considerada caso o Irã desistisse oficialmente da competição. Até o momento, isso não ocorreu, e a seleção iraniana segue confirmada no Mundial.

A competição será disputada em 2026 com sede compartilhada entre Estados Unidos, México e Canadá, o que ampliou a repercussão política envolvendo seleções participantes, especialmente em meio a tensões diplomáticas recentes.

Tensão política e impasse esportivo

A participação do Irã chegou a ser questionada no início do ano em meio ao aumento das tensões internacionais envolvendo o país. Mesmo assim, a federação iraniana de futebol mantém sua preparação e chegou a solicitar à Fifa a mudança de local de suas partidas da fase de grupos para o México, pedido que foi negado.

Irã descarta participação na Copa do Mundo nos EUA
Foto: AFP

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, reforçou publicamente que o Irã está confirmado no torneio. Ele também destacou que o esporte deve permanecer separado de disputas políticas, ao afirmar: “Eles devem jogar. O esporte deve ficar fora da política”, disse Infantino.

Pedido envolve articulação diplomática

Segundo o Financial Times, a sugestão de substituição teria sido feita durante conversa entre Zampolli e Infantino, sendo posteriormente levada ao ex-presidente Donald Trump.

O argumento apresentado incluía o histórico esportivo da Itália nas Copa, com quatro títulos mundiais, como justificativa para participação.

Zampolli confirmou a proposta e afirmou: “Sou italiano e seria um sonho ver a Azzurra em um torneio sediado nos EUA. Com quatro títulos, há currículo suficiente para justificar a inclusão”.

Apesar disso, a Fifa não divulgou qualquer posicionamento oficial sobre o pedido até a última atualização, mantendo o planejamento original da Copa.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | Com informações G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Polícia Militar Ambiental apreende armas e munições em Lebon Régis

A Polícia Militar Ambiental de Caçador apreendeu armas, munições...

Motorista de Caçador é preso com mais de 4 toneladas de maconha

Uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou na...

CNJ identifica juízes que ganharam mais de R$ 1 milhão por mês

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, criou...

Turista pula nas águas das Cataratas do Iguaçu para recuperar celular

Um turista brasileiro foi flagrado na manhã deste sábado...

Governo trabalha para reverter veto da União Europeia à carne brasileira

O governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações...

Plantio de árvores abre oficialmente a 5ª Ação RBVerde

A 5ª edição da Ação RBVerde foi aberta oficialmente...