Clube de Astronomia de Videira realiza observação do céu neste sábado

O público poderá usar telescópios para ver a Lua em fase crescente, Saturno, constelações, satélites e até meteoros

O Clube de Astronomia Pálido Ponto Azul (CAPPA), de Videira, promove neste sábado, dia 29, um evento de observação do céu noturno. A atividade será realizada no Morro das Antenas, em Iomere, a partir das 19h30.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Duda Zimmermann, presidente do CAPPA, comenta sobre a iniciativa:

Publicidade

“O CAPPA é um grupo de viderenses, entusiastas da astronomia. Temos como objetivo principal a divulgação científica, que envolve observações astronômicas, grupos de estudos e eventos para aproximar a comunidade do universo.”

Durante a noite, os telescópios dos membros do clube estarão à disposição para a observação de diversos corpos celestes.

O público poderá conferir a Lua em fase crescente, ideal para analisar crateras, e o planeta Saturno, ainda que com os anéis pouco visíveis devido à rotação. Além disso, constelações, satélites e até meteoros poderão ser avistados, já que o local oferece pouca interferência de luz urbana.

Tamires Both, tesoureira do CAPPA, explica: “Nosso ponto principal será a Lua, com brilho moderado, perfeita para ver detalhes no telescópio. Também vamos observar Saturno, constelações e satélites, e quem tiver sorte poderá ver meteoros.”

O evento é aberto ao público e incentiva a interação com a natureza. Os participantes podem levar cobertores, banquinhos, chimarrão ou café, aproveitando o clima agradável da serra.

“O Morro das Antenas é isolado para garantir boa visualização do céu. O espaço é limitado, então é importante se preparar e se agasalhar, pois o vento é intenso,” orienta Tamires.

Haverá ainda música acústica para animar o público e tornar a experiência mais agradável. O evento é voltado para todas as idades, especialmente crianças e jovens interessados em astronomia.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Clube de Astronomia Palio do Ponto Azul

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Videira conquista duas medalhas no Campeonato Catarinense de Karatê

Videira teve destaque na 1ª etapa do Campeonato Catarinense...

Colisão causa congestionamento em Caçador

Uma colisão entre um carro e um ônibus foi...

Master Agroindustrial amplia atuação global e compra 38% da chilena Coexca

A Master Agroindustrial S.A., empresa brasileira do setor de...

Cachorro amarrado em cobertor é encontrado em rio de Caçador

Os Bombeiros Voluntários de Caçador foram acionados para atender...

Dólar abre em baixa e segue abaixo de R$ 5 pela primeira vez em dois anos

O dólar iniciou a terça-feira (14) em queda no...

Chuva intensa coloca estados em alerta nas próximas 72h

Meteorologistas apontam para um período de instabilidade significativa no...

Ainda faltam 8 feriados em 2026 e 7 podem ser emendados

Após o feriadão prolongado formado pela Sexta-feira Santa, no...

Uso de cheque recua 18% em 2025 e cai quase 97% desde 1995

O uso de cheques no Brasil segue em queda...