O Conselho Tutelar de Videira divulgou um balanço que emociona e alerta a toda a comunidade. Nos primeiros seis meses de 2025, foram realizados mais de 800 atendimentos, entre eles, cerca de 300 denúncias que revelam situações de risco para crianças e adolescentes do município. São vidas que clamam por proteção e cuidado urgente.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A conselheira Lourdes Bocca destaca o crescimento dessa demanda preocupante. “A denúncia é o primeiro passo para proteger quem não pode se proteger sozinho”, lembra ela com firmeza e sensibilidade. Cada ligação, cada relato, representa uma criança ou jovem que precisa de ajuda, acolhimento e segurança.
Entre os casos mais dolorosos estão os conflitos familiares, a negligência e a violência física, além das graves denúncias de possível abuso sexual. Situações que o Conselho enfrenta com máxima seriedade, sempre buscando o melhor para quem sofre.
“As situações que chegam até nós são analisadas com muito cuidado e, sempre que necessário, realizamos encaminhamentos para a rede de proteção do município. O trabalho é conjunto com outros órgãos de proteção e, em alguns casos, até mesmo com a Justiça”, explica Lourdes.
Veja também
Famílias catarinenses reduzem consumo pelo 4º mês consecutivo
Pensão para filhos de mulheres vítimas de feminicídio é oficializada
Quando a integridade dessas crianças está ameaçada, o Conselho não hesita em agir, registrando boletins de ocorrência e acionando o Ministério Público. Em casos mais graves, as medidas protetivas da Lei Henry Borel são acionadas, garantindo segurança e esperança às vítimas.
As soluções vão desde o cuidado por familiares próximos até o abrigo institucional, quando o ambiente familiar não oferece segurança. Lourdes reforça o papel vital da comunidade:
“O Conselho Tutelar tem papel essencial na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, mas esse trabalho só é possível com a participação da comunidade. Proteger a infância é dever de todos nós.”
Videira não está sozinha nessa luta. Dados do Ministério dos Direitos Humanos revelam que, em 2023, mais de 200 mil denúncias de violação contra crianças e adolescentes foram feitas no Brasil via Disque 100.
Para quem precisa, o Conselho Tutelar de Videira está aberto de segunda a sexta, das 8h às 17h, no telefone (49) 3090-2784. Fora desse horário, denúncias podem ser feitas pelo número de sobreaviso (49) 99120-9788.