Em um evento marcado pela emoção e reconhecimento, a Associação Damas de Caridade de Caçador oficializou, na noite de sexta-feira (17), o encerramento de suas atividades após 89 anos.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Durante o evento, foi anunciado que todo o patrimônio da Associação das Damas de Caridade foi doado para a ACEIAS, garantindo a continuidade do trabalho social na cidade. Entre os bens repassados estão três terrenos no bairro dos Municípios, um terreno no Gioppo, um no Martello e o imóvel do Colégio Marcos Olsen, na Vila Paraíso.
A história da Associação remonta a 26 de julho de 1936, quando um grupo de mulheres se reuniu no edifício do Cinema Primavera com o objetivo de fundar um hospital para a comunidade. O primeiro hospital de Caçador, São Francisco de Assis, funcionou em uma casa de madeira existente na época na Avenida Santa Catarina.

Veja também
BRK realiza obra de melhoria no sistema de tratamento da água em Caçador
Consumo de energia no Brasil aumenta 2,2% devido a onda de calor
Apresentado o pré-projeto para a Rodovia do Contestado
Ao longo das décadas, a entidade promoveu campanhas, rifas e iniciativas para ajudar os mais necessitados, tendo papel fundamental na construção do Hospital de Caridade e Maternidade Jonas Ramos, na década de 1940.

Em 1948, a Associação passou a atuar também no amparo à infância abandonada, buscando oferecer melhores condições de vida para jovens e meninas que, na época, eram forçadas a casar-se cedo. A entidade também contribuiu com a construção do Colégio Marcos Olsen, que inicialmente abrigaria um orfanato para meninas.

Até a década de 1980, a Associação das Damas de Caridade liderou a assistência social na cidade, até que o setor se tornasse uma política pública.
No evento de sexta-feira, foram homenageadas as associadas mais experientes, Oneide Olsen e Rosali Fezer Freiberger. Elas participaram do descerramento de uma placa que será fixada no prédio do Colégio Marcos Olsen, simbolizando não apenas o encerramento das atividades da Associação Damas de Caridade, mas também o fortalecimento da ACEIAS na continuidade do trabalho social.

Nossas Redes Sociais