Dia 15 de fevereiro, acadêmicos da UNIARP bolsistas do programa Universidade Gratuita (UG), instalaram a Eco Barreira no Rio do Peixe, na área central da cidade, em uma ação de extensão e de responsabilidade ambiental.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A atividade teve o apoio dos Bombeiros Voluntários, da Guarda Municipal e de técnicos da Prefeitura de Caçador, por meio da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. O projeto de Revitalização e Monitoramento da Eco Barreira do Rio do Peixe tem a supervisão da professora e engenheira agrônoma Angela Cristina Paviani.

Este projeto de extensão tem como objetivo contribuir para a preservação ambiental e a melhoria da qualidade da água. Todos os meses o lixo retido pela Eco Barreira será separado e pesado. Os dados serão divulgados na placa instalada na beira rio.

Veja também
Damas de Caridade encerram as atividades em Caçador
BRK realiza obra de melhoria no sistema de tratamento da água em Caçador
Consumo de energia no Brasil aumenta 2,2% devido a onda de calor
A Eco Barreira caracteriza-se como um mecanismo ambiental eficiente na sensibilização da população do município e da comunidade acadêmica, pois o processo de retenção de resíduos sólidos (lixo) na superfície da água serve como um alerta para a sociedade sobre as atividades que afetam os recursos hídricos do município.

Os acadêmicos participantes estão comprometidos em desenvolver uma série de atividades extensionistas que incluem o monitoramento e a caracterização dos resíduos sólidos retidos na Eco Barreira, além da implementação de ações de sensibilização da comunidade para os cuidados e destino correto do lixo e ações de educação ambiental.
O projeto promete trazer benefícios significativos para o município e servir como modelo para iniciativas semelhantes em outras áreas.
A ação tem o apoio da Prefeitura de Caçador, Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Reflorestadora Sincol e empresa Sincol.

Nossas Redes Sociais