Defesa Civil distribui 12 mil metros de lona após temporal em Videira

Com ventos fortes, granizo e possível formação de tornado, cerca de 300 casas foram danificadas

Uma forte tempestade atingiu várias comunidades rurais de Videira, no Meio-Oeste catarinense, na noite de quarta-feira (04), provocando destruição significativa. O temporal veio acompanhado de granizo e ventos intensos, afetando diretamente a estrutura de aproximadamente 300 residências, todas localizadas na zona rural do município.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

De acordo com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, não houve registro de feridos. No entanto, os prejuízos materiais impactaram tanto as famílias quanto a produção agrícola e animal.

Publicidade

As regiões mais afetadas foram

  • Aparecida,
  • Lurdes,
  • Passo da Felicidade,
  • São Roque,
  • São Brás,
  • Linha Fantin,
  • São José e
  • Santo Antônio.

As equipes da Defesa Civil agiram de forma rápida e eficiente. Elas se dividiram em grupos e atenderam os pedidos de socorro ainda durante a madrugada. Segundo o órgão, todas as famílias que solicitaram ajuda haviam sido atendidas até 1h30 da manhã.

Para garantir a proteção das moradias atingidas, a Defesa Civil distribuiu mais de 12 mil metros de lona, totalizando 17 rolos, aos moradores que tiveram suas casas destelhadas.

Além disso, na manhã de quinta-feira (5), iniciou-se um levantamento técnico mais detalhado para avaliar com precisão os danos causados.

A intensidade dos ventos em localidades como Passo da Felicidade e Linha Fantin levantou a possibilidade de que a área tenha sido atingida por um tornado ou microexplosão, fenômeno que provoca rajadas extremamente fortes e localizadas.

Segundo Luiz Fernando Gardini, coordenador da Defesa Civil em Videira, a gravidade dos danos justifica o encaminhamento do processo para decretação de Situação de Emergência. Essa medida permitirá acelerar o acesso a recursos para reconstrução e apoio às famílias.

O prefeito Wilmar Carelli e o vice-prefeito Rafael Balestrin estiveram nas regiões afetadas, acompanhando os atendimentos, conversando com moradores e avaliando os estragos.

“É um momento difícil, mas nossas equipes estão trabalhando com muito empenho para atender todas as famílias. Agora vamos focar nos levantamentos para buscar os recursos necessários e ajudar nossa população a se recuperar”, declarou Carelli.

As ações de resposta continuam, com todas as equipes da prefeitura mobilizadas, incluindo assistência social, agricultura, infraestrutura e saúde.

A Defesa Civil reforça que a população pode entrar em contato pelo telefone (49) 99120-9696 em caso de emergência.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Secom Prefeitura de Videira

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Terça-feira terá chuva e risco de temporais em Santa Catarina

A terça-feira (26) será marcada pela chuva em Santa...

Dia Livre de Impostos 2026 ocorre nesta quinta-feira no Brasil

Consumidores de diversas regiões do Brasil terão a oportunidade...

Carro capota na SC-464 em Água Doce na tarde desta segunda-feira

Na tarde desta segunda-feira, 25 de maio de 2026,...

Publicaçao Legal – Aviso de Licitação – Processo Licitatório n. 78/2026 Pregão Eletrônico n. 31/2026

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de LicitaçãoProcesso...
00:15:44

Especialista alerta sobre riscos digitais para crianças

A advogada especialista em Direito de Família, Bruna Ziliotto,...

Ataque de onça mata 34 ovelhas e causa prejuízo no Paraná

Um ataque de onça registrado neste fim de semana...

Mais de 500 mil catarinenses ainda não entregaram declaração do Imposto de Renda

Mais de meio milhão de contribuintes de Santa Catarina...