Rádios RBV

ACIAV completa 74 anos de história e desenvolvimento em Videira

Fundada em 1942 por visionários como Saul Brandalise, a ACIAV tem sido um pilar para o associativismo e o desenvolvimento da região

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações ACIAV

No dia 13 de maio de 2025, a Associação Empresarial de Videira (ACIAV) celebra seus 74 anos de história, uma jornada construída com muito esforço e colaboração. Ao longo dessas mais de sete décadas, centenas de empresas se uniram à ACIAV, fortalecendo o associativismo e a representatividade empresarial de Videira.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A ideia de fundar uma associação para representar os empresários locais começou ainda em 1942, sendo fundada em 1951, quando um grupo visionário, liderado por Saul Brandalise, deu o primeiro passo. Saul era sócio da Ponzoni & Brandalise, que mais tarde se transformaria na Perdigão e, hoje, na gigante BRF. Saul foi o primeiro presidente da Associação e seu legado permanece vivo.

Naquela época, a Perdigão era uma empresa jovem, mas já mostrava um grande potencial, comercializando seus produtos em grandes centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro.

A Perdigão foi uma das empresas fundadoras da ACIAV e, ao longo dos anos, evoluiu para se tornar um dos maiores nomes no setor alimentício.

O importante, no entanto, é que ela nunca se distanciou de suas raízes associativistas, mantendo-se firme como associada da ACIAV até os dias atuais.

Associativismo em prol do coletivo

Lucineia Antunes Valtte Leidens, Gerente Executiva Industrial da BRF Unidade Videira, recorda com orgulho a trajetória conjunta da Perdigão e da ACIAV, afirmando que as histórias dessas entidades estão entrelaçadas e representam um marco na evolução de Videira.

“É um orgulho muito grande fazer parte desta trajetória, sabendo que tivemos um fundador visionário, com este sentimento de coletividade, como foi desde o início. Estarmos até hoje fazendo parte da ACIAV, nesta constante evolução que a Associação vem tendo, é uma satisfação imensa. Ter a oportunidade de honrar os que já passaram por aqui nos motiva a sermos cada vez melhores”, destaca Lucineia.

Ela enfatiza que o relacionamento aberto e sincero com a ACIAV tem sido um grande estímulo para a empresa. “Temos uma conversa muito aberta, com direcionamento, sem colocar interesses pessoais à frente, mas sim pensando no coletivo. Isso é fundamental para o desenvolvimento de Videira e de toda a região”, conclui.

O legado de Saul Brandalise

Há 90 anos, a Perdigão foi fundada por Saul Brandalise, que semeou uma cultura de trabalho dedicada e simples, mas com grande respeito pelos colaboradores e pela comunidade. Esse legado de respeito e proximidade com a equipe é mantido até hoje.

Allan Sauer, Coordenador de Gestão da BRF, lembra das histórias sobre Saul:

“Sempre ouvimos histórias de que ele entrava na fábrica, cumprimentava todos, chamando cada um pelo nome. Isso é algo que buscamos manter. Essa proximidade, esse vínculo, fazem parte da essência da nossa Empresa.”

A Perdigão, agora BRF, sempre priorizou o associativismo, com um olhar atento ao bem-estar coletivo. Lucineia reforça a importância desse conceito:

“Nós não atuamos pensando apenas em uma parte, mas sim no coletivo. Se o município vai bem, tudo vai bem. As discussões propostas pela ACIAV são bem direcionadas e contribuem para essa evolução.” A BRF tem se mantido fiel ao seu propósito de colaboração e apoio mútuo, contribuindo com o desenvolvimento de Videira e seus arredores.

Exemplo de sucesso e empregabilidade

Atualmente, a BRF Unidade Videira conta com cerca de 3.800 colaboradores diretos, além de gerar uma grande quantidade de empregos indiretos, sendo um dos principais pilares da economia local. Lucineia menciona que a empresa tem um profundo respeito pela cadeia produtiva e por todas as etapas do processo.

“Todas as atividades são importantes na mesma proporção para que tudo aconteça da maneira que precisa ser.”

Para ela, liderar uma das empresas mais antigas associadas à ACIAV é um grande orgulho e uma responsabilidade enorme. Ela destaca que as discussões e decisões tomadas pela Associação têm grande impacto no futuro da região.

“Só temos a agradecer a história iniciada por Saul Brandalise, no empreendedorismo e também no associativismo, através da ACIAV. É um legado para se olhar, se espelhar e aprender.”

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Morre José Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos

José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai e um dos...

Polo Astronômico de Videira inicia nova fase com atrações e novidades

A cidade de Videira inicia uma nova etapa para...

Previsão do Tempo: Santa Catarina sem mudanças no clima

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Obras das novas adutoras avançam em Videira com foco em áreas críticas

As obras de ampliação da Estação de Tratamento de...

Reunião pactua avanços para a saúde no Alto Vale do Rio do Peixe

As prioridades da saúde pública foram o tema central...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina sem mudanças no clima

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Onça-parda é flagrada nas proximidades do Centro de Caçador

Na manhã desta quinta-feira (08), o Sargento Osmar Sonego,...

Santa Catarina pode passar a ter 20 deputados federais a partir de 2027

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de terça-feira...

Copa Iomerê de Futsal 2025 está com inscrições abertas até 14 de maio

A tradicional Copa Iomerê de Futsal 2025 já começou...

Outros Tópicos Interessantes