Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Chuvas causam estragos em mais de 25 municípios de SC

A Defesa Civil monitora a situação, orienta a população e alerta para a continuidade das chuvas nos próximos dias

As intensas chuvas que atingem Santa Catarina causaram alagamentos e enxurradas em diversas regiões do estado. O número de municípios afetados subiu para 25, com mais de 1.300 pessoas impactadas por alagamentos, deslizamentos de terra e quedas de barreiras. A Defesa Civil estadual segue monitorando a situação e coordenando as ações para auxiliar a população e mitigar os impactos causados pelas intempéries.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O Litoral Norte de Santa Catarina, especialmente os municípios de Joinville, Araquari, Itapoá e São Francisco do Sul, foi duramente atingido.

Publicidade

A cidade de Joinville registrou, nas últimas 48 horas, 167 mm de chuva, causando alagamentos em bairros como Boa Vista, Adhemar Garcia, Nova Brasília e Ulysses Guimarães.

O rio que atravessa a cidade saiu da calha e afetou diversas residências, mas a situação se estabilizou e não há mais desabrigados. No entanto, em Araquari, foi decretada Situação de Emergência devido aos severos alagamentos.

Em São Bento do Sul, os efeitos das chuvas intensas também causaram alagamentos e quedas de muros, afetando várias famílias. A Defesa Civil local abriu abrigos temporários para atender aos moradores que precisaram deixar suas casas.

A cidade de Rio Negrinho permanece em alerta, com o nível do rio subindo e exigindo a mobilização de equipes de resgate.

Na cidade de Guaramirim o nível do rio atingiu 4,30 metros. Jaraguá do Sul, Barra Velha e Corupá também enfrentam alagamentos e quedas de árvores, com várias famílias afetadas.

Veja também

Programa habitacional de SC beneficiará mais de 34 mil famílias

SC tem novo alerta para temporais e alagamentos

Em Canoinhas, as chuvas intensas causaram enxurradas e quedas de árvores, afetando residências nos bairros Parado, Campo da Água Verde e Industrial 1.

Já em Caçador, as chuvas provocaram alagamentos nos bairros Bom Sucesso e Alto Bonito, afetando diretamente mais de 1.300 pessoas.

Fraiburgo também registrou alagamentos, especialmente nas ruas dos bairros Salete, São José e Centro.

Em Lages, os bairros Centro, Bela Vista e São José foram os mais afetados pelas chuvas intensas e enxurradas, que comprometeram cerca de 50 residências. Em algumas localidades, como Matador, Papuan e Vila Nei, a população chegou a  ficar isolada devido ao transbordo dos rios e deslizamentos de terra.

Em Xanxerê, Ponte Serrada e Lajeado Grande, os alagamentos foram pontuais, mas a situação foi controlada. No entanto, o risco de deslizamentos em áreas de aterro ainda é uma preocupação. Em Flor do Sertão, uma ponte foi temporariamente interditada devido à submersão, mas já foi liberada para tráfego.

A Situação de Emergência (SE) foi decretada em Araquari, um dos municípios mais afetados, mas até o momento não foi solicitado apoio adicional em termos de assistência humanitária.

Dionísio Cerqueira, Palma Sola, Guarujá do Sul e Princesa estão avaliando a necessidade de também decretar SE, pois as chuvas causaram danos consideráveis à infraestrutura, incluindo estradas e pontes. A população dessas áreas continua em alerta.

A Defesa Civil de São Miguel do Oeste informou que as condições estão melhorando com a diminuição do nível dos rios, e a ponte entre o Brasil e a Argentina, que havia sido submersa, já foi liberada para tráfego.

Com o aumento no número de municípios afetados e o impacto sobre mais de 1.300 pessoas, a Defesa Civil alerta para a continuidade das chuvas nos próximos dias.

A recomendação é para que a população continue atenta às orientações das autoridades locais e aos alertas emitidos pelas Defesas Civis municipais.

Monitoramento Defesa Civil

A Defesa Civil do estado continua em alerta e reforça as recomendações para que a população evite áreas de risco, como regiões alagadas ou com deslizamentos de terra.

As equipes de resgate e monitoramento seguem em campo, e os municípios que já enfrentam os impactos das chuvas continuam a contar com o apoio das autoridades locais.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
ASCOM – Assessoria de Comunicação

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

MDB desembarca do governo Jorginho Mello após ser preterido na pré-campanha

O MDB desembarcou do governo de Jorginho Mello -...

Quarta-feira será de calor intenso e pancadas de chuva isoladas em SC

A quarta-feira (28) será marcada por características típicas de...

Anvisa vota liberação do cultivo de cannabis para fins medicinais no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai votar...

TJ-SC suspende lei que proíbe cotas raciais em universidades

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) decidiu,...

Mais Lidas da semana

Caçadorense morre em acidente no interior de Macieira

O caçadorense Bruno Casagrande, de 37 anos, morreu nesta...

Motorista morto em acidente na SC-350 é de Caçador

O grave acidente de trânsito registrado na manhã desta...

Mulher morre após grave acidente com três veículos em Videira

Mais uma ocorrência fatal no trânsito reforçou o clima...

Hospital Maice enfrenta superlotação e orienta sobre atendimentos

O Hospital Maice, em Caçador, enfrenta um cenário de...

“Acorda, Brasil” reúne cerca de 18 mil pessoas em Brasília

A Brasília recebeu neste domingo, 26 de janeiro de...

Outros Tópicos Interessantes