As vendas no comércio de Santa Catarina cresceram 7,2% em 12 meses, segundo o IBGE. Os dados divulgados nesta quinta-feira (12) mostram que, em outubro, o crescimento foi de 0,4%, igualando-se à média nacional. No ranking de desempenho estadual, Santa Catarina ocupa a 14ª posição, liderado por Roraima (4,3%). Apesar do resultado positivo, houve desaceleração em relação a setembro, quando o crescimento foi de 0,7%.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O comércio foi responsável por 34,6% das vagas de emprego geradas no Estado em outubro, conforme o Caged. Esse desempenho reflete o aumento da intenção de consumo dos catarinenses, que subiu 0,1% no mês, sendo a segunda maior do Brasil.
A economista da Fecomércio/SC, Edilene Cavalcanti, destacou o crescimento da satisfação com o acesso ao crédito, que avançou 2,5% em outubro, mesmo com a alta dos juros.
As vendas de móveis e eletrodomésticos lideraram o crescimento anual, com alta de 23,3%.
Em seguida, destacaram-se cosméticos e artigos farmacêuticos, com aumento de 15,1%.
Veja também
CDL Fraiburgo dá posse para nova diretoria
Unoesc tira dúvidas sobre o Programa Universidade Gratuita
Já as vendas de materiais para escritório e papelaria registraram quedas de 10,5% e 2,4%, respectivamente.
O comércio ampliado catarinense, que inclui veículos e materiais de construção, cresceu 12,3% em outubro, ocupando a 10ª posição nacional. Esse resultado superou a média brasileira de 8,8% e o crescimento estadual de setembro, que foi de 5,2%.
Santa Catarina mantém crescimento contínuo desde maio, com outubro alcançando o segundo maior nível da série histórica desde 2021.
Nossas Redes Sociais