O varejo abre o segundo semestre com grande expectativa para as vendas de Dia dos Pais, que devem movimentar cerca de R$ 27 bilhões no comércio. É o que aponta levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas. De acordo com a pesquisa, 68% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Pais este ano e 110,5 milhões de consumidores devem ir às compras.
Entre os presentes mais procurados, o setor de Vestuário encabeça a pesquisa, com 52% das intenções de compra, seguido por Perfumes, Calçados e Acessórios. A maior parte dos consumidores (76%) pretende pagar à vista e, entre os que preferem parcelar, a maioria divide a compra em quatro vezes.
As lojas físicas representam a opção mais escolhida entre os consumidores, sendo o shopping center o lugar mais procurado, com 74% das respostas. Os números são positivos em comparação com as demais datas comemorativas de 2023, mas há grande preocupação do setor com a reforma tributária, que está em análise no Senado Federal.