Rádios RBV

Menu

Economia de Santa Catarina cresce 5,7% em 2024 e lidera alta no país

Indicador de atividade econômica do Banco Central funciona como uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). Média brasileira foi de 3,8%

Fonte:
Ascom Sicos

A economia de Santa Catarina cresceu 5,7% em 2024 na comparação com o ano anterior, percentual que coloca o estado com o maior crescimento do país no ranking nacional. O desempenho positivo catarinense é puxado principalmente pelo setor industrial e também pelos bons resultados dos setores do comércio e serviços. O dado é calculado pelo Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBCR) e funciona como uma estimativa do Produto Interno Bruto (PIB). 

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O percentual catarinense de 5,7% ficou bem acima da média nacional, que somou 3,8% no mesmo período. Santa Catarina tem o melhor desempenho entre os 13 estados pesquisados pelo Banco Central. Em segundo lugar ficou o Pará, com 5,6% de elevação. Ceará (5,4%), Amazonas (4,9%), e Pernambuco (4,7%) aparecem na sequência. O Banco Central avalia apenas um grupo específico de estados (veja a lista completa abaixo).

“O crescimento da economia de Santa Catarina tá ligado à nossa alta competitividade, à nossa produção diversificada da indústria, mas também ao turismo, ao agronegócio e à logística. Santa Catarina é um exemplo para o país em atração de investimentos, na geração de empregos e se destaca com a melhor segurança pública do país. Isso atrai cada vez mais empresas e pessoas, fazendo a nossa economia girar”, destacou o governador Jorginho Mello.

Veja também

Governador anuncia construção do novo Instituto de Cardiologia

Governo de SC anuncia investimento recorde no Programa Terra Boa 2025

Campanha da Fraternidade 2025: “Fraternidade e Ecologia Integral”

O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, atribui o resultado positivo ao bom ambiente de negócios em Santa Catarina. “O Governo do Estado tem feito um trabalho fundamental de atração de investimentos e incentivo ao empreendedorismo. Programas como o Prodec e o Pró-Emprego, por exemplo, garantiram mais de R$ 20 bilhões em investimentos privados desde 2023. A abertura de empresas bateu recorde, com 250 mil novos CNPJs no ano passado. E o mais importante: geração de emprego. Assim, a taxa de desemprego é a menor em 10 anos, de apenas 2,7%”, ressalta.

Para o secretário do Planejamento, Edgard Usuy, os números mostram a diversidade da economia catarinense, onde todos os setores contribuem positivamente para o resultado. “Todos os setores crescem de maneira positiva e quando um não cresce tanto, os outros compensam. Então temos esse modelo de economia diversificada, um empreendedor que levanta e faz acontecer, e as políticas pública e ações do Estado para austeridade com o gasto público e estímulo ao empreendedor”, destaca Usuy,

Atividade econômica da região Sul cresceu 4,1% em 2024

O Banco Central também divulga o índice de atividade econômica por região do país. O Sul acumulou uma alta de 4,1% em 2024, portanto ficando atrás apenas da região Norte, que registrou elevação de 4,8%. A região Nordeste, conforme o BC, foi a terceira que mais cresceu, com 4%. O Sudeste (3,1%) bem como o Centro-Oeste (2,8%) também acumularam variação positiva.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Influenciador Pablo Marçal é condenado a oito anos de inelegibilidade

O influenciador digital, empresário e ex-candidato a prefeito da...

Mega-Sena pode pagar R$ 120 milhões no sorteio deste sábado

Se você está em busca de mudar de vida,...

Iomerê é pioneiro na inclusão de carne ovina na merenda escolar

Nos dias 19 e 20 de fevereiro, a Prefeitura...

Autores de homicídio em sorveteria de Caçador são condenados

O Tribunal do Júri de Caçador sentenciou pai e...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com calor e predomínio do sol

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Mais Lidas da semana

Mulher assassinada em restaurante é identificada

A mulher assasinada a facadas em um restaurante na...

Mulher é morta a facadas dentro de restaurante

Uma mulher foi encontrada morta dentro da cozinha de...

Caminhoneiro de Fraiburgo morre em grave acidente na BR-282

Na tarde de segunda-feira, 17 de fevereiro, por volta...

Caçadorense está desaparecida há cinco meses

A caçadorense Jeisiane Varela, de 26 anos, está desaparecida...

Funcionária de CEMEI de Videira é alvo de ameaças por telefone

O Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Irmã Bonavita,...

Outros Tópicos Interessantes