Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Estimativa do PIB de SC aponta crescimento de 5% na economia

Além do crescimento dos serviços, o avanço do comércio também foi relevante para o desempenho geral da economia

O Governo de Santa Catarina informou a estimativa do resultado do Produto Interno Bruto (PIB), que aponta um desempenho acima do previsto para o país. Nos últimos 12 meses encerrados em março, em relação ao mesmo período anterior, a economia catarinense voltou a acelerar, e cresceu 5%. Nesse mesmo período e mesma comparação, o avanço da economia brasileira é de 3,3%, também em março.

Os bons dados da estimativa são em grande medida influenciados pelo crescimento dos serviços, que tiveram alta de 10,4% no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo trimestre de 2022, quase o dobro da média brasileira, de 5,8%.

Para o governador Jorginho Mello, a economia estadual encontra-se bem tracionada. “Nós temos um modelo econômico diversificado e competitivo, não tenho dúvidas de que vamos encontrar ainda mais espaço para seguir crescendo acima da média”, afirma.

Publicidade

O secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck, destaca o bom desempenho econômico do Estado e a sua competitividade diante das demais unidades da federação. “Temos um estado diversificado e um povo empreendedor, seguimos firmes, trabalhando em busca de um futuro de oportunidades”, destaca.

Para o secretário do Planejamento, Edgard Usuy, o PIB é um indicador que permite análises para as decisões de gestão pública. “É sempre importante entendermos o que compõe o indicador, para identificarmos os pontos que merecem atenção especial. “A Seplan tem esse objetivo: de analisar tecnicamente os dados e as evidências e subsidiar o governador Jorginho Mello nas suas decisões, além de auxiliar as outras secretarias em suas atividades”, enfatiza.

A análise da estimativa do PIB é feita pelo economista Paulo Zoldan, agente de pesquisa da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan). Para ele, o cenário provável para o restante de 2023 é de desaceleração do PIB estadual, mas mesmo assim em patamares acima da média nacional.

“Além de crescer sob uma base relativamente alta de comparação, a economia estadual não contará com a perspectiva de estímulos importantes do mercado interno, já que a economia brasileira tende a desacelerar. Além disso, as expectativas apontam para uma desaceleração da economia mundial como um todo neste ano, com as principais economias ainda impactadas por juros elevados e por problemas políticos e econômicos”, explica Zoldan.

Outros destaques

Além do crescimento dos serviços, o avanço do comércio também foi relevante para o desempenho geral da economia. O varejo ampliado cresceu 7% na mesma comparação anterior, mais que o dobro da média brasileira, de 3,3%.

A agropecuária também teve um desempenho importante. De forma geral, a agricultura catarinense vem apresentando um excelente resultado em 2023. Sem problemas climáticos relevantes, a produtividade avançou e permitiu mais um avanço do quantum agrícola.

Os dados completos estarão disponíveis em breve no boletim econômico do Estado.

Fonte:
Secom

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Dupla é presa em flagrante por furto de materiais de construção em Videira

A Polícia Militar prendeu dois homens na madrugada desta...

Paratletas de Videira brilham nas Paraolimpíadas Escolares 2025

Cinco paratletas de Videira participam nesta semana das Paraolimpíadas...

Ponte da Linha Cerro Branco é entregue após manutenção

O prefeito Alencar Mendes anunciou a entrega da ponte...

Mais Lidas da semana

Zé Trovão cumpre agenda política em Videira nesta segunda-feira

O deputado federal Zé Trovão (PL), cumpre uma extensa...

Homem morre após levar soco durante desentendimento

Homem morre após levar soco durante desentendimento doméstico ocorrido...

Ônibus de banda catarinense se envolve em colisão e deixa um morto e feridos

Um grave acidente deixou uma pessoa morta e sete...

Quem era a família que morreu no grave acidente na SC-477

Foram identificadas as três vítimas fatais do grave acidente...

Homem morre eletrocutado em Lebon Régis

Um homem morreu eletrocutado na localidade de Faxinal São...

Outros Tópicos Interessantes