Ícone do site PortalRBV

Governo de SC e Celesc firmam acordo para levar energia solar a escolas estaduais

Governo de SC e Celesc firmam acordo para levar energia solar a escolas estaduais

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (28 de agosto), o Governo de Santa Catarina e a Celesc, por meio da Secretaria de Educação, anunciaram uma parceria estratégica no lançamento do programa Educação Levada a Sério, em Florianópolis. A iniciativa vai levar energia solar a mais de 1.000 escolas estaduais, promovendo economia e sustentabilidade.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O acordo prevê o uso da energia gerada por sete usinas fotovoltaicas da Celesc Geração. O resultado estimado é uma redução de 10% nas despesas anuais com energia elétrica, o que representa uma economia de cerca de R$ 2,3 milhões nos próximos dois anos compared to custos atuais.

O evento teve a presença do governador Jorginho Mello, do presidente da Celesc Tarcísio Estefano Rosa, da secretária de Educação Luciane Ceretta, do diretor Elói Hoffelder, entre outras autoridades.

O governador destacou que “quando falamos de educação, falamos do futuro de Santa Catarina… usar energia limpa para abastecer mais de mil escolas… cuidamos do meio ambiente, gastamos menos e podemos aplicar mais naquilo que realmente importa — garantir oportunidades e qualidade de ensino para cada criança e jovem catarinense”. Ele enfatizou que essa iniciativa constrói “um Estado mais justo, moderno e preparado para o amanhã”.

O presidente da Celesc também comentou:

“Essa parceria é exemplo do que queremos para o futuro de Santa Catarina: projetos que reúnem sustentabilidade, inovação e responsabilidade com os recursos públicos”. Ele ressaltou o orgulho da Celesc em colaborar para “a eficiência da gestão estadual e para a educação catarinense”.

Para a secretária Luciane Ceretta, o projeto representa um marco: “estamos falando de uma medida que impacta diretamente a sustentabilidade e a eficiência da gestão pública… cada real economizado seja reinvestido na melhoria da educação”.

O diretor Elói enfatizou: “a Secretaria de Educação economiza recursos, amplia sua previsibilidade de custos e usufrui de energia limpa e sustentável, enquanto a Celesc reforça seu compromisso com soluções energéticas modernas e eficientes”.

De onde virão a energia?

A Celesc Geração investiu R$ 58 milhões na construção das sete usinas, com uma potência instalada total de 12 MW. As unidades são:

O modelo prevê que a Secretaria alugue essas usinas da Celesc e utilize os créditos de energia para descontar as contas de luz das escolas. O contrato tem duração inicial de dois anos e pode ser renovado.

Além da economia, a iniciativa reduz as emissões de gases de efeito estufa, promovendo o protagonismo de Santa Catarina no uso de fontes renováveis. A ação também reforça os compromissos assumidos em novembro de 2024, quando o governador e a Celesc firmaram um Acordo de Cooperação Técnica voltado à melhoria da gestão energética no Estado.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile