Rádios RBV

Menu

Governo revoga normas da Receita Federal sobre monitoramento do Pix

Governo também anunciou a edição de uma Medida Provisória para garantir que o Pix continue sem taxas

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações G1

O governo federal anunciou a revogação de uma norma da Receita Federal que estabelecia o monitoramento de movimentações financeiras, incluindo Pix, cartões de crédito e outras transações. A decisão foi tomada após uma onda de fake news e forte repercussão negativa.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O secretário da Receita Federal, Robison Barreirinhas, confirmou a revogação após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Barreirinhas explicou que o objetivo era evitar a distorção de informações e a criação de pânico.

“Nos últimos dias, pessoas inescrupulosas distorceram um ato da Receita, causando pânico”, afirmou o secretário.

A norma, que estabelecia a coleta de dados sobre transações financeiras acima de R$ 5 mil, incluindo aquelas feitas por meio de fintechs, foi amplamente criticada, principalmente por trabalhadores autônomos e informais.

Veja também

CNU divulga resultado preliminar de avaliação de títulos

Por enquanto, fim de checagem de fatos é limitado aos EUA, diz Meta

A Receita Federal já exigia informações de bancos tradicionais sobre essas transações, mas agora as fintechs também seriam obrigadas a reportar tais dados.

A medida gerou temores sobre o aumento da fiscalização e a possível taxação do Pix.

Pix livre de taxas

Em resposta, o governo afirmou que editará uma Medida Provisória (MP) para garantir que o Pix continue livre de taxas.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, explicou que a MP equiparará o pagamento via Pix ao pagamento em dinheiro, reforçando a gratuidade e o sigilo da ferramenta.

Haddad também destacou que a MP evitará qualquer cobrança diferenciada entre o Pix e o dinheiro vivo.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, reforçou que a MP tem o objetivo de “blindar o Pix de mentiras”, mencionando que a AGU notificou a Polícia Federal para investigar os responsáveis pela disseminação de informações falsas. A medida visa, ainda, combater crimes econômicos e cibernéticos.

Redes sociais

A polêmica teve início após um vídeo do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) ganhar enorme repercussão nas redes sociais.

No vídeo, o deputado sugeriu que o governo poderia, no futuro, taxar as transações via Pix. A repercussão gerou preocupação no governo, que convocou uma reunião com ministros para discutir a questão.

Agora, o governo busca um “denominador comum” sobre o tema, de acordo com Haddad, que afirmou que as informações obtidas pela Receita têm como objetivo combater crimes e sonegação fiscal, não monitorar pequenos empreendedores ou trabalhadores informais.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina com tempo instável nesta terça-feira

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta terça-feira...

Pinheiro Preto abre processo seletivo simplificado para a educação

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de...

Pinheiro Preto disputará competições estaduais de futsal em 2025

O município de Pinheiro Preto estará representado em diversas...

Copa Gêmeas do Iguaçu movimenta Caçador no final de semana

Caçador sediou neste final de semana a 2ª etapa...

Oficinas Culturais da Escola Municipal de Música têm início

A Diretoria de Cultura de Capinzal informa que, durante...

Mais Lidas da semana

Mulher morre em Videira e polícia investiga feminicídio ou overdose

Na manhã deste domingo (16), a Polícia Militar e...

Assalto e tentativa de homicídio são registrados em Caçador

Um homem com idade entre 25 e 30 anos,...

Crime da pinguela em Caçador ganha novos contornos

O crime ocorrido na tarde de quinta-feira (14) em...

Trabalho em feriados e domingos: veja o que muda com a nova regra

A Portaria nº 3.665/2023, do Ministério do Trabalho e...

Prefeito de Tangará comenta caso em creche e explica medidas

O prefeito de Tangará, Aldair Biasiolo, divulgou um vídeo...

Outros Tópicos Interessantes