Inadimplência em SC recuou para 21,3% em março

O estado apresenta o sexto menor índice do Brasil

A inadimplência em Santa Catarina apresentou queda pelo terceiro mês consecutivo em 2025, segundo pesquisa realizada pela Fecomércio SC em parceria com a CNC (Confederação Nacional do Comércio). O levantamento apontou que o índice fechou o mês de março em 21,3%, resultado que reforça a tendência positiva no controle das finanças pessoais no estado.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Esse percentual coloca Santa Catarina com o sexto menor índice de inadimplência do Brasil, ficando abaixo da média nacional, atualmente em 28,6%.

Publicidade

A comparação com o mês anterior também mostra melhora: em fevereiro, a taxa estadual estava em 21,7%, enquanto em janeiro era de 22,1%.

A média histórica da inadimplência catarinense gira em torno de 22%, o que destaca a atual fase como mais favorável.

Veja também

Jogos Escolares de SC reúnem mais de 55 mil atletas e dirigentes

Escola de Artes de Videira tem novas turmas e vagas abertas

Além disso, outros indicadores econômicos também demonstraram sinais de recuperação.

O percentual de famílias endividadas diminuiu de 71,2% para 70,2%, mostrando que os lares catarinenses estão buscando maior equilíbrio financeiro.

Vale lembrar que o endividamento não significa necessariamente inadimplência. Ele representa dívidas ainda em dia, como parcelas de empréstimos, financiamentos ou compras a prazo.

Outro dado relevante mostra que o número de famílias que não têm condições de quitar suas dívidas também caiu.

O índice passou de 6,7% em fevereiro para 6,4% em março, mantendo a tendência de alívio no orçamento familiar.

Para especialistas, o resultado positivo pode estar ligado à redução da inflação e ao aumento da renda disponível em algumas faixas da população.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Radares de velocidade voltam às rodovias federais de SC

A partir de abril, os radares de velocidade instalados...

Espetáculo “EntreNós” chega a Caçador

Para alguns a dança é uma maneira de dar...

Rua de Lazer reúne famílias no bairro Nossa Senhora Salete

O último fim de semana de março foi marcado...

Caiado anuncia candidatura à Presidência nesta segunda

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, deve oficializar sua...

Homem é esfaqueado e socorrido pelos bombeiros em Caçador

Um homem foi vítima de uma tentativa de homicídio...

Jovem é baleado na nuca e internado em estado grave

Um jovem de 27 anos foi baleado na nuca...

Dupla de Páscoa: Mega prêmio de R$ 35 milhões será sorteado neste sábado

O primeiro concurso especial das Loterias Caixa em 2026,...

Ladrões desaparecem com 12 toneladas de KitKat na Europa

O grupo suíço Nestlé confirmou neste domingo (29) o...