Inadimplência em SC recuou para 21,3% em março

O estado apresenta o sexto menor índice do Brasil

A inadimplência em Santa Catarina apresentou queda pelo terceiro mês consecutivo em 2025, segundo pesquisa realizada pela Fecomércio SC em parceria com a CNC (Confederação Nacional do Comércio). O levantamento apontou que o índice fechou o mês de março em 21,3%, resultado que reforça a tendência positiva no controle das finanças pessoais no estado.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Esse percentual coloca Santa Catarina com o sexto menor índice de inadimplência do Brasil, ficando abaixo da média nacional, atualmente em 28,6%.

Publicidade

A comparação com o mês anterior também mostra melhora: em fevereiro, a taxa estadual estava em 21,7%, enquanto em janeiro era de 22,1%.

A média histórica da inadimplência catarinense gira em torno de 22%, o que destaca a atual fase como mais favorável.

Veja também

Jogos Escolares de SC reúnem mais de 55 mil atletas e dirigentes

Escola de Artes de Videira tem novas turmas e vagas abertas

Além disso, outros indicadores econômicos também demonstraram sinais de recuperação.

O percentual de famílias endividadas diminuiu de 71,2% para 70,2%, mostrando que os lares catarinenses estão buscando maior equilíbrio financeiro.

Vale lembrar que o endividamento não significa necessariamente inadimplência. Ele representa dívidas ainda em dia, como parcelas de empréstimos, financiamentos ou compras a prazo.

Outro dado relevante mostra que o número de famílias que não têm condições de quitar suas dívidas também caiu.

O índice passou de 6,7% em fevereiro para 6,4% em março, mantendo a tendência de alívio no orçamento familiar.

Para especialistas, o resultado positivo pode estar ligado à redução da inflação e ao aumento da renda disponível em algumas faixas da população.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Cão desaparecido há 5 meses reencontra família

Um reencontro improvável transformou uma rotina comum em uma...

Serra Catarinense registra primeira geada do outono

A Serra Catarinense amanheceu com paisagens cobertas por uma...

Urutaus atraem olhares em cidades da região

Um visitante inusitado tem despertado a curiosidade de quem...

Hunters Caçador tem jogos em casa pelo Estadual de Basquete

A equipe Hunters Caçador tem jogos neste sábado, 11...

Agricultura de baixo carbono avança no Brasil e alia produção com sustentabilidade

A busca por reduzir os impactos ambientais da agropecuária...

PM caçadorense de folga auxilia na prisão de suspeitos de homicídio

Na madrugada de domingo (5) uma ocorrência de homicídio...

Trabalhador morre após ser atingido por pinheiro

Um grave acidente de trabalho resultou na morte de...