Saque-aniversário do FGTS deve ter nova regra; entenda

Projeto do Ministério do Trabalho vai permitir que quem aderiu ao modelo e tenha sido demitido após sua criação em 2020 possa resgatar o saldo remanescente no Fundo

O saque-aniversário do FGTS deve ter nova regra. O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, encaminhou à Casa Civil um projeto que autoriza trabalhadores demitidos a partir de 2020, e que aderiram ao chamado saque-aniversário, a retirarem o saldo remanescente da conta do FGTS. Ou seja, de forma retroativa, já que o saque da totalidade dos recursos, é proibido por dois anos pelas regras que criaram essa modalidade de retirada.

O impacto da medida para o FGTS seria de R$ 14 bilhões. Esse é o potencial de recursos que poderiam ser injetados na economia, conforme estimativas da Caixa Econômica Federal repassadas ao governo.

Há duas modalidades de saque do FGTS. A original se chama saque-rescisão, que permite a retirada completa do saldo por trabalhadores com carteira assinada demitidos. No governo de Jair Bolsonaro, em 2019, foi criado o saque-aniversário, que permite a retirada de uma pequena parte do saldo, em um determinado mês do ano, mas com o bloqueio por dois anos do saque total, em caso de demissão.

Publicidade

Ou seja, ao aderir ao saque-aniversário ele fica proibido de aderir ao saque-rescisão. Em caso de demissão sem justa causa nesse período, o trabalhador recebe apenas a multa de 40% sobre o saldo do FGTS. 

Há ainda uma modalidade de empréstimo, chamada de “antecipação do saque-aniversário”, quando bancos emprestam recursos e recebem diretamente as parcelas do Fundo do trabalhador.

Leia também:

Cobalchini destaca importância do programa Desenrola Brasil

Novas funcionalidades do Pix são anunciadas pelo BC

Sem retorno ao saque-aniversário

Segundo técnicos a par das discussões, a proposta do Ministério do Trabalho prevê que o trabalhador que aderiu ao saque-aniversário e agora resgate os recursos totais não possa voltar para esta modalidade. Como a previsão de resgate é retroativa, qualquer um que aderiu a esse sistema e que tenha sido demitido após 2020 poderia resgatar os recursos remanescentes na conta.

Na época em que o saque-aniversário foi criado, a carência de 24 meses foi uma espécie de trava fixada para evitar um volume grande de retirada de recursos do FGTS que viesse a comprometer o fluxo de caixa do Fundo.

Contudo, Marinho tem dito a interlocutores que recebe, nas redes sociais, muitos pedidos de trabalhadores que foram dispensados e querem sacar o restante do saldo da conta, mas não conseguem.

Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Fonte:
O Globo

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Bombeiros Voluntários em treinamento para resgate de vítimas soterradas

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador, por meio...

PM de Videira contabiliza 19 prisões em flagrante e 343 atendimentos em setembro

Balanço mensal da Polícia Militar de Videira aponta 343 atendimentos, incluindo prisões, ações da Rede Catarina e ocorrências de trânsito.

Padre morre após ser atingido por cruz durante missa no Equador

O padre Patricio Alfredo Sánchez Molinari morreu após ser...

Identificado jovem morto em acidente em Monte Carlo

Foi identificado como Emanuel Antonio de Freitas, 23 anos,...

Aos 11 anos, atleta de Tangará conquista três medalhas no Estadual de Karatê

A atleta Heloísa Martins Junqueira, de 11 anos, conquistou três medalhas na final do Estadual de Karatê.

Atleta de Videira conquista 3º lugar na Maratona Internacional de Pomerode

Carine Peretti garantiu o pódio geral e na categoria de 40 a 45 anos na prova de 42 km realizada em Santa Catarina.

Mulher fica ferida após capotamento entre Lebon Régis e Curitibanos

Uma mulher de 24 anos ficou ferida após um...