Rádios RBV

Menu

Produção agropecuária é responsável por 30% do PIB catarinense

O agro, em 2023, movimentou US$ 7,5 bilhões em negócios e levou a marca catarinense para mais de uma centena de países

O dia 25 de fevereiro o Dia do Agronegócio e é um dia dedicado a celebrar o agro e sua importância econômica e social no Brasil. Produção agropecuária é responsável por 30% do PIB catarinense.

O agronegócio é o segmento que lidera o comércio exterior catarinense, sendo responsável por 64,4% do total exportado.

No ano passado, movimentou US$ 7,5 bilhões em negócios e levou a marca catarinense para mais de uma centena de países. 

O Estado é o maior produtor nacional de suínos e lidera as exportações brasileiras, produzindo mais de 50% da carne suína do país.

Na avicultura, está entre os estados brasileiros que mais produzem carne de aves e é o segundo que mais exporta.

Outro destaque é a maricultura: cerca de 90% da produção de ostras do país vem do litoral catarinense

Veja também

Fertilizante foliar aumenta a produção de soja e pimentão

Melhoramento genético impulsiona produção de tilápia em SC

A produção vegetal é bastante diversificada. A Serra Catarinense obteve grande crescimento com a pomicultura e produz 54% das maçãs colhidas no Brasil.

Na fruticultura, destacam-se ainda a banana e o maracujá. Fumo e soja são outros exemplos de culturas expressivas na agricultura do Estado.   

As condições de sanidade animal, sanidade vegetal e o trabalho de inspeção sanitária junto às indústrias contribuíram para que Santa Catarina se destacasse no mercado nacional e também internacional.

O status sanitário diferenciado permite ao produtor e à agroindústria catarinenses acesso a mercados bastante exigentes. 

Fonte:
CIDASC

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Sebrae/SC anuncia apoio a pequenas empresas afetadas por tarifaço

O pacote tarifário imposto pelo governo dos Estados Unidos...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com temperaturas subindo a tarde

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quinta-feira...

Base do Napoli treina para etapa do Estadual Sub-15

As categorias de base do Napoli/Prefeitura de Caçador seguem...

Daniel Tenconi assume superintendência do SESI Santa Catarina

Daniel José Tenconi é o novo superintendente do SESI...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina com temperaturas subindo a tarde

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quinta-feira...

Homem morre em confronto com a PM em Videira

Na madrugada desta sexta-feira (15), um homem de 43...

Identificado corpo encontrado no Rio do Peixe em Videira

Foi identificado como Ronmy José Rondón, 26 anos, o...

Morre o empresário Alcides Zandavalli aos 103 anos

Faleceu nesta sexta-feira (15) aos 103 anos, Alcides José...

Influenciador Hytalo Santos é preso em SP por suspeita de exploração de menores

O influenciador paraibano Hytalo Santos foi preso nesta sexta-feira...

Outros Tópicos Interessantes