Queda do tarifaço anima indústria florestal de SC

Vice-presidente regional da Fiesc, Leonir Tesser, fala do novo momento, mas também pondera que é preciso esperar os desdobramentos futuros

A recente decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de derrubar as tarifas que impactavam produtos brasileiros trouxe alívio ao setor industrial, especialmente à cadeia de base florestal em Santa Catarina. Apesar da sinalização positiva, o momento ainda exige prudência, avalia Leonir Tesser, vice-presidente regional da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Segundo Tesser, os últimos meses foram extremamente desafiadores para o segmento. A partir de julho e agosto, as empresas passaram a sentir de forma mais intensa os efeitos da medida adotada pelo governo norte-americano, que reduziu a competitividade das indústrias catarinenses no mercado externo.

Publicidade

“O setor como um todo sofreu sobremaneira nesses últimos meses. A indústria de base florestal perdeu competitividade. Uma indústria extremamente qualificada, de alta tecnologia, de produtos de excelência em qualidade, ser afetada por um evento extraordinário que pegou de surpresa todo o setor. Mas a nossa indústria é resiliente, eu acho que ela soube passar esse momento difícil”, avalia.

A reversão das tarifas foi anunciada na sexta-feira, dia 20, mas ainda há incertezas sobre os desdobramentos jurídicos e comerciais. De acordo com Tesser, a informação preliminar é de que eventuais taxas menores teriam validade limitada a 150 dias, o equivalente a cinco meses.

“É ainda um momento que requer muita cautela. Mas, sem sombra de dúvida, a notícia é positiva, vai ajudar o setor, um setor que estava investindo maciçamente e que tem uma importância muito grande na economia caçadorense”, explica Tesser.

O dirigente também destacou a atuação da Fiesc, que intensificou articulações institucionais em Brasília. Segundo ele, houve diálogo com o vice-presidente Geraldo Alckmin e outras lideranças, além da expectativa de uma conversa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, prevista para o dia 10 de março, na busca por uma solução definitiva.

Paralelamente, o Sesi e Senai desenvolveram ações para minimizar os impactos, como apoio à prospecção de novos mercados. Ainda assim, Tesser ressalta que a abertura de novas frentes comerciais é um processo gradual, que exige tempo e investimentos.

Tesser também mencionou a atuação do presidente da Fiesc, Gilberto Seleme, que assumiu a função em meio ao início do tarifaço e liderou uma série de reuniões e articulações para demonstrar o impacto das medidas sobre Santa Catarina, estado com forte perfil exportador. “Nosso presidente com a habilidade que ele tem, contribui muito para construir um caminho que mitigue toda esta situação”.

Outro ponto destacado foi a estratégia adotada pelas indústrias da região para manter seus clientes no exterior. Em alguns casos, empresas concederam descontos superiores a 20% para evitar a perda de espaço no mercado norte-americano e impedir a substituição de produtos brasileiros por concorrentes.

Agora, com a suspensão das tarifas, já há sinais de retomada nos pedidos. Ainda assim, Tesser pondera que o cenário é recente e que qualquer avaliação mais definitiva seria precipitada.

“Já se percebe pelo menos um movimento no sentido de retomar aquilo que a gente tinha, e essa é a expectativa. Vamos aguardar os próximos passos, afinal de contas tudo isso aconteceu em menos de uma semana, é bem prematuro a gente formatar uma opinião concreta a respeito disso”, define o vice-presidente regional da Fiesc.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Incêndio de grandes proporções atinge casa em Fraiburgo

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma residência unifamiliar...

Carro cai de ponte e motorista fica ferido em Videira

Um acidente de trânsito mobilizou o Corpo de Bombeiros...

Nova vítima eleva para 5 mortes em acidente com carro da Saúde de SC

Mais uma morte foi confirmada neste domingo (19) após...

Apostador de SC leva sozinho R$ 1,3 milhão na Lotofácil

Um apostador de Biguaçu, na Grande Florianópolis, acertou sozinho...

Frio intenso derruba temperaturas na Serra Catarinense registra 0ºC

A semana começou com temperaturas extremamente baixas na Serra...

Mãe e filha são assassinadas no Oeste de SC

Mãe e filha foram assassinadas na manhã deste domingo...

Granizo cobre estrada no interior de SP

Motoristas que trafegavam por uma estrada entre Piedade e...

Obras de esgoto avançam em Caçador com mudanças no trânsito

A semana começa com mudanças importantes para os motoristas...