Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Sancionada Lei que permite Badesc realizar programas de crédito

Lei autoriza o Estado de Santa Catarina a prestar contragarantia às garantias oferecidas pela União na operação de crédito a ser celebrada entre ambas as instituições.

O governador Jorginho Mello sancionou a Lei 18.675/2023, que permite a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) contratar US$ 50 milhões em financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para atender micro, pequenas e médias empresas. A Lei autoriza o Estado de Santa Catarina a prestar contragarantia às garantias oferecidas pela União na operação de crédito a ser celebrada entre ambas as instituições.

Publicidade

“Essa é mais uma etapa vencida dentro do cronograma que temos com o BID. Agora estão sendo preparadas as minutas dos contratos para envio à Secretaria do Tesouro Nacional para formalização da operação, que tem garantia soberana da União”, explica o presidente do Badesc, Ari Rabaiolli. Ele lembra que além dos recursos financeiros, o BID oferece ao Badesc, assistências técnicas essenciais para execução do programa proposto. A expectativa é que todos os trâmites legais para formalização da contratação sejam finalizados até novembro.

O financiamento internacional tem como objetivo realizar empréstimos a micro, pequenos e médios empreendedores, por meio do Programa de Recuperação Produtiva e Sustentável das MPMEs. A aplicação dos recursos seguirá dois pilares principais: operacionalização de linhas para o Microcrédito, por meio das Instituições de Microcrédito Produtivo e Orientado (IMPOs) e a promoção do investimento produtivo das MPMEs catarinenses, visando um ambiente mais inclusivo.

Recursos internacionais

Enquanto Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina, compete ao Badesc apoiar a execução da política estadual de desenvolvimento econômico, por meio do fomento das atividades produtivas, de operações de crédito, de ações definidas em lei e de apoio creditício aos programas estruturantes e projetos vinculados aos objetivos do Estado, incluindo situações de emergência e/ou calamidade pública.

Agências somente podem empregar em suas atividades, além dos recursos próprios, os provenientes de fundos e programas oficiais, organismos e instituições financeiras nacionais e multilaterais e depósito interfinanceiro vinculado a operações de microfinanças. “Por isso, a busca por recursos internacionais, passa a ser opção para diversificação de funding, com foco para atender à crescente necessidade de financiamento ao setor produtivo em Santa Catarina, em linha com a missão institucional”, explica Rabaiolli.

Fonte:
Fonte: Agência Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Temperaturas podem chegar a 33°C em SC; veja a previsão do tempo

O fim de semana e o início da próxima...

Investigação de maus-tratos a animais leva polícia a “cogumelos mágicos” em SC

Uma operação da Polícia Civil de Santa Catarina cumpriu...

Estado de saúde de Bolsonaro preocupa após piora em exames

O ex-presidente Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de...

Entenda as novas regras do TikTok para adolescentes

O TikTok anunciou uma série de medidas voltadas a...

TJSC absolve homem condenado a 27 anos em caso de estupro de vulnerável

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) surpreendeu...

Mais Lidas da semana

Morre Giovani Moraes, um dos maiores produtores de cebola do Brasil

Morreu nesta terça-feira, 10, Giovani Dal Mas Moraes, um...

Advogada é presa ao tentar entrar em presídio com eletrônicos escondidos em creme hidratante

Uma advogada foi surpreendida na tarde de segunda-feira, dia...

Mulher é esfaqueada e caso é tratado como tentativa de feminicídio

No final da tarde de sábado (7), a Polícia...

Mutirão de castrações atende animais em Caçador nesta semana

O Centro de Bem-Estar Animal de Caçador realiza nesta...

Master paga valor correspondente a 3 salários médios a 2,1 mil colaboradores

A Master, referência nacional na produção de alimentos à...

Outros Tópicos Interessantes