O número de novas empresas abertas em Santa Catarina cresceu de forma expressiva em 2025, confirmando a força do empreendedorismo no estado. De janeiro a agosto deste ano, foram registradas 98.892 novas empresas, um aumento de 17% em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram criados 84.424 CNPJs.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Esse crescimento representa 14.468 novas empresas a mais, segundo dados atualizados da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc). O saldo considera o total de empresas constituídas (204.414) menos as extintas (105.522) nos primeiros oito meses do ano.
Os dados também mostram um avanço importante na participação de mulheres e jovens no empreendedorismo. Das empresas registradas em 2025, 109.929 têm sócias mulheres, enquanto 82.271 foram abertas por jovens entre 21 e 30 anos.
Atualmente, Santa Catarina conta com 1,57 milhão de empresas ativas, reforçando seu papel como um dos estados mais empreendedores do país.
Veja também
Copa Mundo do Futsal Sub-19 terá árbitra de Canoinhas apitando jogos
Assembleia Legislativa de SC celebra 50 anos da Fecoagro homenageando líderes do cooperativismo
Transporte e comércio lideram o ranking de novos negócios
Os setores que mais impulsionaram esse crescimento foram transporte e armazenagem, com 14.377 novas empresas, e comércio e reparação de veículos, com 12.716 registros.
Logo atrás estão os setores de atividades administrativas e serviços complementares (11.885), construção civil (10.191) e indústria da transformação (9.335), mostrando diversidade nos segmentos que movimentam a economia catarinense.
Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, “A atividade econômica de Santa Catarina é a que mais cresce no país, com avanço de 6,1% (…). Apesar de um cenário desafiador, Santa Catarina mostra que é diferenciada e muito competitiva”.
Perfil jurídico: MEIs seguem em destaque
Do total de empresas abertas em 2025, os Microempreendedores Individuais (MEIs) lideram com 81.013 registros. Na sequência estão sociedades limitadas (29.420), sociedades anônimas (208) e cooperativas (79).
A figura do Empresário Individual (EI), que vem sendo gradualmente substituída pelos MEIs, apresentou retração de 11.879 registros.
Governo aposta na desburocratização para manter o crescimento
Para continuar incentivando o ambiente de negócios, o Governo de Santa Catarina aposta em medidas como o programa SC Bem Mais Simples. A iniciativa busca desburocratizar processos por meio de convênios com prefeituras, agilizando consultas, vistorias e viabilidade de novos empreendimentos.
Além disso, a Jucesc ampliou o uso de Inteligência Artificial na análise de processos, reduzindo o tempo de emissão de documentos empresariais.
Outra inovação é o atendimento via WhatsApp, disponível pelo número (48) 3665-5924. O empreendedor pode iniciar a conversa e solicitar serviços como a abertura de CNPJ e emissão de certidões, de forma automatizada e rápida.
Nesse primeiro momento, a abertura de empresas pelo WhatsApp está liberada para micro e pequenos negócios, como Empresário Individual (EI) e Sociedade Limitada Unipessoal. A Jucesc deve expandir os serviços nos próximos meses.
Com esse conjunto de medidas e crescimento constante, Santa Catarina se consolida como um ambiente fértil para o empreendedorismo, mesmo em tempos de incerteza econômica.