Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Senado brasileiro inicia diálogo nos EUA contra tarifa de 50%

Comitiva de senadores deu início a série de encontros em Washington para tratar do tarifaço

Uma missão oficial do Senado iniciou na segunda-feira (28) as primeiras reuniões nos Estados Unidos para tentar reverter a tarifa de 50% que o governo norte-americano pretende impor sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. A medida é vista como uma retaliação política à situação judicial do ex-presidente Jair Bolsonaro.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A delegação é composta por oito senadores brasileiros, incluindo nomes como Carlos Viana, Jacques Wagner, Marcos Pontes e o coordenador da missão, Nelsinho Trad, presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE).

Publicidade

O primeiro compromisso foi uma reunião com a embaixadora brasileira em Washington, Maria Luiza Viotti, e o ex-diretor da OMC, Roberto Azevêdo. Em seguida, os senadores participaram de encontros com empresários e representantes do Conselho Empresarial Brasil-EUA.

Para Trad, o objetivo é adotar uma abordagem pragmática junto aos parlamentares norte-americanos. “Vamos mostrar o que os estados que eles representam vão perder com essa sobretaxa. É uma estratégia baseada em fatos”, afirmou.

Nesta terça-feira (29), a comitiva terá seis reuniões agendadas com parlamentares americanos, com outras ainda em negociação. Um grupo de 11 senadores democratas dos EUA já enviou carta ao presidente Donald Trump pedindo o fim do tarifaço, alegando abuso de poder.

Além da questão comercial, os EUA também investigam supostas práticas desleais no setor de pagamentos digitais no Brasil, como o Pix, alegando desvantagens a empresas como Visa e MasterCard.

A embaixadora Viotti destacou que o diálogo bilateral começou em março, mas foi surpreendido pela carta americana de 9 de julho anunciando a tarifa. Segundo ela, ações judiciais nos EUA questionam a legalidade da sobretaxa.

O vice-presidente Geraldo Alckmin e o chanceler Mauro Vieira também acompanham o caso e articulam soluções diplomáticas. Vieira está nos EUA em missão oficial pela ONU.

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), setores como tratores e máquinas agrícolas, aeronaves e carnes de aves devem ser os mais prejudicados pela tarifa, com quedas expressivas nas exportações e na produção nacional.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Alessandro Schneider | Portal RBV | com informações Agência Senado

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Colisão frontal deixa um morto e cinco feridos no Meio-Oeste de SC

Na manhã de sábado, 13 de setembro de 2025,...

Após invadir 7 estabelecimentos, criminoso é condenado a mais de 6 anos de prisão

Um homem de 28 anos foi condenado pela Justiça...

Casa noturna com menores é fechada em Lebon Régis

Na madrugada deste sábado, 13 de setembro, a Polícia...

Incêndio atinge barracão com ração em cidade do Meio-Oeste durante a madrugada

Na madrugada desta sexta-feira, 13 de setembro de 2025,...

Policiais de Videira participam de treinamento contra ataques em escolas

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da...

Mais Lidas da semana

Motorista de aplicativo é preso por estupro em Caçador

Na madrugada deste domingo, dia 7 de setembro, a...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com tempo firme em sua maioria

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

André Vatrin conquista medalhas no Brasileiro Master de Atletismo

O atleta caçadorense André Vatrin brilhou no Campeonato Brasileiro...

Pais de bebê agredida em Caçador são denunciados por maus-tratos

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) denunciou um...

Outros Tópicos Interessantes