Setor florestal catarinense faz apelo ao Poder Público

De acordo com a Associação Catarinense de Empresas Florestais, a medida taxativa dos Estados Unidos ameaça a sobrevivência de um dos pilares da economia de SC

A Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), há 50 anos defensora do setor de florestas plantadas em Santa Catarina, vem manifestar profunda inquietação diante da decisão do governo dos Estados Unidos de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros — medida que ameaça diretamente a sobrevivência de um dos pilares da economia catarinense.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A madeira proveniente de florestas plantadas é mais do que uma matéria-prima: ela sustenta cadeias produtivas inteiras, gera empregos e consolida Santa Catarina como um dos protagonistas do comércio internacional de madeira.

Publicidade

Ao longo das últimas décadas, empresas catarinenses investiram pesado em inovação, sustentabilidade e qualidade para atender com excelência às exigências do mercado norte-americano. Hoje, colhem frutos dessa dedicação — frutos que correm sério risco de serem ceifados.

Só em 2024, os Estados Unidos se destacaram como principais compradores de produtos catarinenses:

A nova tarifa imposta coloca em xeque a competitividade desses produtos. Caso entre em vigor, Santa Catarina poderá assistir à retração ou até à paralisação de empresas que hoje sustentam mais de 103 mil postos de trabalho, espalhados por 11,4 mil estabelecimentos no estado. O impacto será devastador, atingindo não apenas o setor florestal, mas toda a economia catarinense.

Não se trata apenas de números, mas de histórias, famílias e comunidades inteiras que dependem dessa atividade. Por isso, fazemos um apelo urgente às autoridades brasileiras e norte-americanas: é essencial que o diálogo prevaleça. Que se busquem soluções justas, que respeitem os acordos comerciais e valorizem o esforço contínuo por práticas produtivas responsáveis e sustentáveis.

Preservar esse comércio é proteger empregos, fortalecer parcerias históricas e garantir que décadas de trabalho sério não sejam comprometidas por decisões unilaterais.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Associação Catarinense de Empresas Florestais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Senado aprova projeto para renegociação de dívidas rurais

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (10) o projeto...

Tangará promove Conferência Municipal para discutir direitos de crianças e adolescentes

A população de Tangará está convidada a participar da...

Copa do Mundo de 2026 começa com recordes, novas regras e cenário de tensão política

A Copa do Mundo de 2026 começa nesta quinta-feira...

CPI dos Medicamentos de Capinzal avança investigações após quase cinco horas de depoimentos

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Medicamentos de...

Carnes catarinenses chegam a mais de 150 países e registram resultado histórico

Santa Catarina alcançou um marco histórico no comércio internacional...

Vereadores mirins visitam a Prefeitura de Videira e conhecem a gestão municipal

A Prefeitura de Videira recebeu, na quarta-feira (10), a...
00:59:57

Três suspeitos são presos em investigação sobre corpo carbonizado em Joaçaba

Três suspeitos de participação no assassinato de Gean Kaike...