Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Setor madeireiro celebra decisão da Suprema Corte

A notícia sobre a ilegalidade do tarifaço de Trump anima empresas caçadorenses que acumulavam prejuízos nos últimos meses

O presidente do Sindicato Patronal da Madeira de Caçador, Aurélio De Bortolo, afirmou que a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos que considerou ilegal a taxa de 50% imposta pelo presidente Donald Trump aos produtos brasileiros trouxe alívio e entusiasmo ao setor.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Segundo ele, a notícia foi recebida no final da tarde desta sexta-feira (20) e encerra um período de grande aflição que se arrastava desde julho do ano passado. “Nos enche de alegria e entusiasmo. Nós aguardávamos por isso desde julho, lutando por todos os meios, buscando integração e entendimento por parte do nosso governo nacional para que fizesse alguma coisa. Passaram-se todos esses meses sem resolução, mas finalmente a Suprema Corte definiu que não é legal a taxa imposta ao Brasil e aos demais países”, destacou.

Publicidade

Prejuízos e medidas drásticas

Aurélio explicou que a imposição da tarifa de 50% retirou as empresas de Caçador do mercado norte-americano. O setor havia investido pesadamente na modernização das indústrias, com foco na indústria 4.0, melhoria da qualidade e competitividade para atender a demanda dos Estados Unidos.

Com a taxa, os produtos se tornaram inviáveis. “Nos proíbe de vender. Nosso cliente queria comprar, mas como pagar uma porta e meia, um contêiner e meio de moldura?”, exemplificou.

Diante da crise, empresas adotaram férias coletivas, redução de jornada, compensação de horas e, em casos mais extremos, demissões e fechamento de unidades. O setor de molduras foi o mais afetado desde novembro de 2024. Em Caçador, empresas como Adami, Salamoni e Copatti sofreram impactos diretos. O compensado também foi atingido, principalmente na região, além dos segmentos de portas e móveis, que acumularam prejuízos ao longo do exercício de 2025.

Atualmente, o setor de portas em Santa Catarina opera com cerca de 40% do volume vendido anteriormente. Já o segmento de molduras trabalha entre 20% e 25%, no máximo 40%. A madeira bruta teve desempenho um pouco melhor, mas, segundo Aurélio, trata-se de um processo mais simples, que acaba fornecendo matéria-prima para concorrentes.

Retomada das negociações

Após a decisão da Suprema Corte, compradores norte-americanos já retomaram contato com as empresas catarinenses. “Recebemos vários clientes perguntando como vai funcionar agora, como vamos fazer. Há um ânimo geral”, afirmou.

Empresas brasileiras também participam de uma feira de construção nos Estados Unidos, incluindo indústrias de Santa Catarina, que já percebem o sentimento positivo no mercado internacional.

A expectativa do sindicato é que, já na próxima semana, as negociações ganhem força. “Acredito que teremos um nível muito maior de negociação. As empresas de lá também não têm produção suficiente para atender a demanda”, ressaltou.

Apesar do otimismo, Aurélio pondera que ainda existe cautela diante da possibilidade de novas medidas por parte de Trump. “Se houver outra ação, como ele disse que já tem preparada, não sabemos o que pode acontecer. Mas hoje tivemos contatos que nos enchem de esperança e certeza de que vamos atravessar esse momento e voltar a crescer”, concluiu.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações Flávio Henrique

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Secretário destaca programas de apoio ao produtor durante Campo Demonstrativo

A 18ª edição do Campo Demonstrativo da Coopervil e...

Ação Bota Fora acontece neste sábado no bairro De Carli, em Videira

A Secretaria Municipal de Saúde de Videira realiza neste...

Fim de semana terá chuva e risco de temporais em Santa Catarina

O fim de semana será marcado por instabilidade e...

Caçador participa do 2º Simulado Estadual da Defesa Civil

Caçador participa, no dia 1º de março, do segundo...

Hospital Divino Salvador inaugura serviço de parto humanizado em Videira

As futuras mães de Videira e região agora têm...

Mais Lidas da semana

Morre Pedro Rodrigues Alves, proprietário da Funerária Rodrigues Alves, aos 54 anos em Videira

A cidade de Videira (SC) amanheceu consternada com a...

Temporal provoca destelhamentos e danos em Iomerê

Um forte temporal com ventos intensos atingiu a cidade...

Polícia Militar registra mais de 15 mil inscritos para vagas temporárias

Foram encerradas na semana passada as inscrições para o...

Grave acidente na SC-350 deixa motorista preso às ferragens

Os Bombeiros Voluntários de Caçador atenderam um grave acidente...

Seis tetraplégicos voltam a andar graças a cientista brasileira

Após quase três décadas de pesquisa dedicada, a cientista...

Outros Tópicos Interessantes