Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço de Trump contra o Brasil

Em 2025, o ‘tarifaço’ derrubou exportações brasileira em 6,6% somando US$ 37,7 bilhões

A Suprema Corte dos Estados Unidos derrubou nesta sexta-feira (20) as tarifas sobre produtos importados impostas globalmente pelo presidente Donald Trump. Por seis votos a três, a Corte manteve a decisão de um tribunal inferior que havia considerado o ato de Trump um excesso de autoridade.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O tribunal determinou que a interpretação do governo Trump sobre a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA) — que permitia ao presidente impor tarifas de forma unilateral — interferia nos poderes do Congresso e violava a doutrina das questões importantes.

Publicidade

Essa doutrina estabelece que decisões do Executivo com “vasta importância econômica e política” precisam de autorização clara do Legislativo.

De forma semelhante, a Corte já havia barrado ações executivas aplicadas pelo ex-presidente Joe Biden.

Em seu voto, o presidente da Suprema Corte, John Roberts, citou precedentes:

“Trump deve apontar uma autorização clara do Congresso para justificar sua afirmação extraordinária do poder de impor tarifas. Ele não pode fazer isso.”

A decisão veio após contestação judicial de empresas prejudicadas e de 12 estados norte-americanos, a maioria governados por democratas, que questionaram o uso sem precedentes da lei por Trump.

Impacto nas exportações e importações do Brasil

No Brasil, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços divulgou que as exportações brasileiras para os EUA caíram 6,6% em 2025, somando US$ 37,716 bilhões, contra US$ 40,368 bilhões em 2024, devido ao “tarifaço” imposto por Trump.

Em contrapartida, as importações de produtos norte-americanos aumentaram 11,3%, chegando a US$ 45,246 bilhões, frente a US$ 40,652 bilhões do ano anterior.

Com esse cenário, o Brasil encerrou o ano com déficit de US$ 7,530 bilhões na balança comercial com os Estados Unidos.

Apesar da retirada da tarifa adicional de 40% em novembro de 2025, cerca de 22% das exportações brasileiras para os EUA, equivalentes a US$ 8,9 bilhões, continuam sujeitas às tarifas aplicadas em julho do mesmo ano, segundo cálculos do próprio ministério.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Agência Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Abertura da Copa do Mundo tem vitória mexicana

O México começou a Copa do Mundo 2026 com...

Sexta-feira intercala chuva e aberturas de sol em Santa Catarina

A sexta-feira (12) será marcada por chuva intensa e...

Coca-Cola recolhe garrafas por retirada de figurinhas da Copa 2026

Uma campanha promocional lançada pela Coca-Cola em preparação para...

‘Polvo vidente’ de Santa Catarina aposta em vitória do Brasil na estreia da Copa do Mundo

Enquanto torcedores e especialistas fazem projeções para os resultados...

Caçador é medalhista no Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa para Surdos

Caçador conquistou o pódio nas disputas de dupla na...

Jorginho Mello critica veto à pesca da tainha e cobra governo Lula

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), voltou...

Real Videira e Grêmio da Penha conquistam títulos do Municipal de Futebol de Campo em Videira

A Fundação Municipal de Esportes de Videira (FMEV) encerrou...
01:00:54

RBV Notícias Videira e Tangará – 11/06/2026 – Edição 1570

https://www.youtube.com/watch?v=CNCDVitL3kQ