Shoppe e Aliexpress antecipam cobrança de “taxa das blusinhas”

Nova legislação prevê que compras de até US$ 50 serão taxadas em 20% de Imposto de Importação, além do ICMS cobrado pelos estados

As empresas Shoppe e Aliexpress antecipam cobrança de “taxa das blusinhas” compras internacionais de até US$ 50 dólares para o próximo sábado (27).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A decisão de antecipar a taxação foi tomada pelas próprias empresas. Para a AliExpress, a antecipação vai acontecer devido ao prazo necessário para os ajustes da Declaração de Importação de Remessas (DIR).

Publicidade

Em nota, a empresa disse que a cobrança será comunicada aos clientes e parceiros nos canais oficiais do e-commerce durante as etapas das compras.

A Shein afirmou que seguirá rigorosamente a aplicação da legislação, que determina a vigência da nova alíquota do imposto de importação a partir das a partir de 0h de 1º de agosto, durante o registro da declaração de importação à Aduana.

Veja também

Junho registra desaceleração da inflação para todas as faixas de renda

Vendas do comércio em SC cresceram em maio, aponta pesquisa

Porém, a empresa explica que, na prática, compras feitas até dois ou três dias antes dessa data poderão ser tributadas com o novo imposto de importação, já que existe um intervalo entre o momento da compra e a declaração à Aduana.

A Shopee também precisa fazer a Declaração de Importação de Remessas (DIR) para as compras feitas a vendedores internacionais, assim como os seus concorrentes.

Sobre isso, a empresa disse à CNN que a taxa de importação também será aplicada nas plataformas da empresa a partir do próximo sábado, já que os pedidos que forem feitos nesta data terão a Declaração de Importação de Remessas (DIR) emitida somente a partir do dia 1º de agosto.

“Os valores serão calculados e detalhados na finalização da compra. A empresa esclarece ainda que os consumidores que comprarem dos mais de 3 milhões de lojistas nacionais não haverá impacto”, disse a empresa em nota.

Definida no final de junho deste ano, a nova legislação prevê que as compras de até US$ 50 serão taxadas em 20% de Imposto de Importação, além do ICMS cobrado pelos estados.

Já os produtos entre US$ 50 e US$ 3.000 continuarão sendo taxados em 60% de Imposto de Importação.

Fonte:
CNN Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Três atropelamentos acontecem em menos de uma hora em Caçador

Três atropelamentos foram registrados na tarde desta terça-feira (6),...

SC Rural 2 abre inscrições para apoiar agricultores e pescadores em Santa Catarina

Programa estadual destina milhões de reais para projetos de desenvolvimento sustentável e melhorias produtivas em Santa Catarina.

Quarta-feira terá calor e temporais isolados no Grande Oeste de SC

Santa Catarina terá uma quarta-feira (07) marcada pela presença...

Raio atinge avião da Gol em voo de Santa Catarina para São Paulo

Aeronave da Gol foi atingida por raio durante trajeto entre Correia Pinto e Congonhas, mas pousou normalmente em São Paulo.

Trecho entre Treze Tílias e Arroio Trinta é liberado

A rodovia que liga os municípios de Treze Tílias e Arroio Trinta teve a etapa de concretagem concluída e já recebe veículos.