Rádios RBV

Suinocultores temem efeito dominó após tarifa dos EUA

Tarifa dos EUA sobre produtos do Brasil acende alerta na suinocultura catarinense. Produtores independentes já sentem impacto.

Fonte:
Ramon Gabriel | Portal RBV

A suinocultura é uma das atividades mais relevantes do agronegócio brasileiro e encontra em Santa Catarina o seu maior polo. O estado lidera a produção nacional com 21,9% de participação, seguido por Paraná e Rio Grande do Sul. A carne suína catarinense é exportada principalmente para China, Filipinas, Chile e Japão.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Recentemente, no entanto, o setor acendeu o sinal de alerta com a decisão dos Estados Unidos de aplicar tarifas elevadas sobre produtos brasileiros. Embora os norte-americanos não estejam entre os principais compradores da carne suína brasileira, o temor é que a medida provoque um efeito dominó entre outros países parceiros.

“Eu não vejo que esse impacto da taxação possa prejudicar a suinocultura de Santa Catarina, olhando a questão dos Estados Unidos. Nós exportamos um pouquinho mais de 7 mil toneladas de janeiro a junho para eles esse ano” — explica Lusivânio de Lorenzi, presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos.

Apesar do baixo volume exportado, a preocupação recai sobre os acordos recentes firmados pelos EUA com países como a Argentina. Para De Lorenzi, isso pode influenciar outros mercados e prejudicar Santa Catarina:

“O que me preocupa é as parcerias que eles estão fazendo com outros países e que depois, então, isso pode ter influência para fazer o que Estados Unidos fez com o Brasil e Santa Catarina ser prejudicada. (…) Ele zerou 80% das exportações argentinas para os Estados Unidos e as outras 20% ele está negociando uma tarifa menor.”

A possível influência dos EUA sobre países parceiros do Brasil, como Japão e Argentina, reforça o clima de incerteza no comércio internacional.

“Aí começa a complicar muito o nosso mercado, mas é preciso ter cautela. Eu vejo que essa taxa prejudicou até agora o mercado interno para os produtores independentes porque os frigoríficos souberam aproveitar essa especulação que aconteceu.”

Segundo ele, o preço pago ao produtor independente caiu no mercado interno, mesmo sem alteração nos valores pagos às indústrias ou cooperativas.

Além das questões comerciais, o presidente da ACCS também criticou a condução política do governo federal nas relações exteriores, atribuindo parte do cenário à forma como o Brasil se posicionou diante dos Estados Unidos:

“Infelizmente o nosso governo brasileiro usou e abusou de todas as formas para criticar o governo americano (…). Então, a gente está aí brincando com uma arminha de pressão, enquanto que do outro lado da guerra os caras têm os tanques.”

Com as incertezas diplomáticas e o mercado pressionado por especulações, os suinocultores catarinenses seguem em alerta.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina com final de semana de oscilações

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Saiba como estão as vítimas do incêndio na lotérica do Floripa Shopping

Na tarde de quinta-feira (24), uma tentativa de incêndio...

Maior quadrilha do golpe do bilhete premiado é presa em SC e PR

Uma das maiores quadrilhas que aplicava o golpe do...

Deputado Pedro Uczai amplia debate sobre orçamento participativo

Em uma iniciativa pioneira, o deputado federal Pedro Uczai...

Mais Lidas da semana

Jovens vítimas de acidente fatal na SC-135 são identificadas em Caçador

Foram identificadas as vítimas do grave acidente ocorrido na...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com final de semana de oscilações

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Agentes de trânsito são agredidos no centro de Videira

Dois agentes do ORTRAVI (Órgão de Trânsito de Videira)...

Dois mortos em acidente entre Caçador e Calmon

Na madrugada deste domingo (20), um grave acidente de...

Empresário de Caçador alerta para impacto da taxação dos EUA

A recente decisão dos Estados Unidos de aplicar uma...

Outros Tópicos Interessantes