As vendas de veículos em SC crescem 18,6% no primeiro semestre, superando a média nacional. O Estado fechou o primeiro semestre de 2024 com o emplacamento de 102.321 veículos. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Santa Catarina (Fenabrave-SC).
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Nesse grupo de veículos emplacados estão automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários.
Considerando apenas automóveis e comerciais leves foram 55.772 unidades emplacadas em SC até junho, um acréscimo de 15,54% frente ao primeiro semestre de 2023, quando somaram 48.269.
No Brasil, segundo dados nacionais da Fenabrave, foram emplacados 2.187.886, o que representou acréscimo de 16,30% frente ao mesmo período de 2023, quando foram vendidos 1.881.263.
Veja também
Venda de carros elétricos e híbridos mais que dobram em SC
Indústria de alimentos é a que mais emprega no Brasil, diz IBGE
No grupo de automóveis e comerciais leves, as vendas nacionais somaram 1.073.285 unidades, 15,26% mais do que no mesmo período do ano anterior. Os cinco modelos mais vendidos foram Volkswagen Polo, Fiat Strada, Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Fiart Argo.
Em Santa Catarina, no mês de junho deste ano, foram emplacados 17.801 veículos, contra 15.876 do mesmo mês do ano passado, o que indica um acréscimo de 12,13%. Em junho frente a maio, houve crescimento de 1,10% porque as vendas do mês anterior somaram 17.608.
Os maiores crescimentos em SC no primeiro semestre foram de motocicletas, 28,22% frente aos primeiros seis meses do ano passado. Em segundo lugar ficaram os comerciais leves, com alta de 21,83%.
A Fenabrave-SC apurou junto ao Detran, que a frota circulante no Estado é de 6.072.865 veículos e desses, 3.289.399 são automóveis, o que confirma o predomínio de carros de passeio e comerciais leves.
Cenário positivo para o ano
As expectativas de vendas do setor para o segundo semestre são um pouco maiores do que no primeiro porque o segundo semestre é sempre mais aquecido, em especial no mercado de vendas a prazo.
A Fenabrave nacional diz que a oferta de financiamento melhorou, por isso o setor está crescendo 15% este ano e deverá alcançar venda de 2,5 milhões de automóveis e comerciais leves este ano no país. Mas não serão melhores porque os juros básicos seguem altos, em 10,5%.
O diretor regional da Fenabrave em SC, Alfredo Breitkopf, destaca que as 558 concessionárias do Estado oferecem produtos automotivos de qualidade, também com elevada qualidade de serviços aos consumidores.
“Nossas concessionárias estão comprometidas em proporcionar veículos seguros, tecnológicos e confortáveis para os clientes. Além disso, o profissionalismo da nossa equipe é um diferencial que ajuda o consumir catarinense no momento de decisão de compra”, destaca Breitkopf.
Segundo o diretor executivo da Fenabrave, Piter Santana, o setor automotivo tem investido em capacitação e aperfeiçoamento constante de processos para garantir uma experiência positiva aos clientes. Segundo ele, a Fenabrave- SC e o sindicato do setor, o Sincodiv-SC estão focados em elevar ainda mais o padrão de atendimento do setor em SC.
Vendas de tratores e máquinas agrícolas
Como tratores e máquinas agrícolas não são emplacados, os dados saem um mês depois porque o levantamento é feito junto a fabricantes. No Brasil, as vendas desses veículos em maio recuaram 31,98% frente ao mesmo mês do ano passado. Na comparação com o mês anterior, maio, caíram 42,47%. No acumulado de janeiro a maio, as vendas do setor recuaram 35,18% em relação a 2023.
A indústria do setor apura que as principais causas do recuo das vendas de máquinas agrícolas são a queda dos preços dos grãos frente a 2023 e falta de financiamento com juros acessíveis.