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Vendas online de pequenas empresas crescem quase 1.200%

Em 2024, o comércio eletrônico nacional movimentou R$ 225 bilhões, com celulares, livros e refrigeradores entre os produtos mais vendidos

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Gov.br

Nos últimos cinco anos, as vendas online de micro e pequenas empresas brasileiras cresceram quase 1.200%, passando de R$ 5 bilhões em 2019 para R$ 67 bilhões em 2024. Esse resultado consta da terceira edição do Dashboard de Comércio Eletrônico Nacional, do MDIC, com dados fornecidos pela Receita Federal. Além disso, o painel apresenta pela primeira vez recortes específicos das vendas de empresas optantes pelo Simples Nacional na internet.

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O relatório também revela o desempenho das empresas médias e grandes, que aumentaram suas vendas online de R$ 49 bilhões para R$ 158 bilhões, um crescimento de 220% no mesmo período.

O secretário do MDIC, Uallace Moreira, destaca que o e‑commerce foi acelerado pela pandemia entre 2020 e 2022. Esse impulso se sustentou após a retomada econômica.

“De um lado, esses números refletem as novas dinâmicas do mercado; de outro, o ritmo crescente de expansão da economia brasileira de 2023 para cá, muito acima daquilo que todos os analistas esperavam”, afirmou Moreira, ao apresentar o dashboard ao GT de Comércio Eletrônico do Fórum do MDIC.

Moreira também recorda que, quando o presidente Lula assumiu, a expectativa de crescimento do PIB era de 1,6%, mas o país cresceu 3,2%, com desemprego em mínima histórica. Em 2024, o PIB subiu 3,4%, superando a expectativa de 0,9%, e a taxa de desemprego chegou a 6,6%, a mais baixa já registrada, graças ao aumento da renda.

Entre 2022 e 2024, as vendas online cresceram 28,7% no total e 76,3% só para as MPEs.

“Crescimento não cai do céu”, disse Moreira. “Ele é resultado de uma política econômica acertada e de ações de desenvolvimento contempladas em grandes projetos do governo Lula – como a NIB, o Novo PAC e o Plano de Transformação Ecológica – que fazem com que o setor privado tenha o impulso para realizar seus investimentos.”

Ele também citou a valorização do salário mínimo e a isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil, medidas que aumentam o poder de compra dos trabalhadores.

“Quando você tem crescimento e distribuição de renda, você fortalece o poder de compra dos trabalhadores”, complementou.

Dados gerais e produtos mais vendidos

Em 2024, o e‑commerce nacional com notas fiscais movimentou R$ 225 bilhões, alta de 14,6% sobre 2023 e de 311% em cinco anos.

Desde 2016, foram faturados R$ 1 trilhão em vendas online.

Os produtos mais vendidos foram:

  • Celulares (4,1%)
  • Livros (3,3%)
  • Refrigeradores (2,6%)
  • Televisores (2,2%)
  • Suplementos alimentares (2,1%)
  • Máquinas digitais de dados (2,0%)
  • Calçados esportivos (1,1%)
  • Aparelhos de ar‑condicionado (1,1%)
  • Pneus de borracha (1,1%)
  • Outros itens capilares (1,1%)

Entre as MPEs, os líderes mudam: plástico fica em 1º (2,7%), seguidos por suplementos (2,1%), livros (1,6%), peças de moto (1,3%), calçados (1,2%), produtos de cabelo (1,1%), utensílios (0,9%), móveis (0,9%), artefatos (0,9%) e acessórios para tratores (0,9%).

Recorte regional e políticas de desconcentração

O painel permite identificar produtos mais vendidos por estado, com destaque para vinho no RS, acessórios para tratores em Goiás, calçados em Minas, purê de açaí no Pará, e frutas em Alagoas.

Em 2024, a região Sudeste concentrou 77,2% das vendas online, seguida por Sul (14,1%), Nordeste (5,5%), Centro-Oeste (2,5%) e Norte (0,6%).

Já os compradores estão distribuídos: Sudeste (55,9%), Sul (16,6%), Nordeste (16,1%), Centro-Oeste (8,0%) e Norte (3,4%).

Para ampliar o e‑commerce fora do Sudeste, MDIC e ABDI lançaram o edital E‑Commerce.BR, que selecionou 20 projetos nas regiões Norte, Nordeste e Centro‑Oeste.

Eles vão receber mentorias até julho. Após avaliação, nove receberão apoio financeiro de R$ 380 mil cada, com três escolhidos para escalonamento em 2026 (recebendo mais R$ 500 mil).

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