Empresário é condenado por fraude em licitação de Expo

MP comprovou que empresas do mesmo grupo fraudaram concorrência para operar brinquedos no evento

Um empresário foi condenado por fraude em licitação na Expo Concórdia de 2019. A Justiça acatou a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e confirmou o conluio entre empresas para simular concorrência no processo de instalação e operação de brinquedos mecânicos no evento.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A sentença, publicada na última terça-feira (19), determinou dois anos de detenção ao empresário, que foram convertidos em serviços comunitários e pagamento de prestação pecuniária equivalente a um salário mínimo vigente na época dos fatos. Além disso, ele deverá pagar multa ao Município.

Publicidade

As investigações começaram a partir de uma denúncia anônima recebida pelo MPSC, que apontava irregularidades no pregão presencial de 2019.

A 4ª Promotoria de Justiça da comarca abriu procedimento investigatório criminal e, com o auxílio do GAECO de Chapecó, realizou diligências no local.

As provas indicaram que as empresas envolvidas pertenciam ao mesmo grupo empresarial.

As propostas apresentadas tinham diferença de apenas R$ 50, o que indicou ajuste prévio para direcionar o resultado da licitação.

Durante as apurações, foi constatado que os brinquedos instalados no parque não pertenciam à empresa contratada oficialmente, mas sim a outra do mesmo grupo.

Documentos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) revelaram que uma das empresas não tinha funcionários registrados, confirmando que a concorrência era apenas simulada. Também foram apreendidos documentos e trocas de mensagens que comprovaram a fraude articulada.

No decorrer do processo, um dos envolvidos firmou um acordo de não persecução penal com o Ministério Público, confessando o crime e aceitando as penalidades. O outro acusado não aceitou o acordo e foi condenado ao final da instrução.

Autos n. 5005298-79.2023.8.24.0019 

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Coordenadoria de Comunicação Social - Correspondente Regional em Chapecó

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Funcionário de escola é afastado em Caçador após denúncia

Uma denúncia de possível conduta inadequada envolvendo um funcionário...

Quarta-feira poderá ter o retorno da chuva em SC

Santa Catarina terá uma quarta-feira (26) marcada pela presença...

Capoeira para Todos promove cultura e cidadania em Caçador

O Projeto Capoeira para Todos, realizado em Caçador com...

Três locais de Videira terão interrupção no abastecimento nesta quarta

O abastecimento de água será interrompido nesta quarta-feira (26)...

ExpoVideira 2026 já ganha forma com montagem da estrutura na SERBRF

A ExpoVideira 2026, que acontece de 10 a 13...

Unoesc Videira celebra 30 anos como universidade e destaca legado na região

A Unoesc Videira celebrou, na noite desta segunda-feira, 30...

Artesã caçadorense cria miniaturas de feltro que retratam mais de 50 profissões

A criatividade e o trabalho manual se unem nas...