A Estação Experimental da Epagri em Videira, localizada na região do Meio-Oeste de Santa Catarina, promoverá no dia 21 de janeiro, a partir das 14h, um Dia de Campo dedicado a novas variedades de uvas viníferas resistentes a doenças, conhecidas como uvas Piwi.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O evento será voltado principalmente para produtores de uva e vinho, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos e profissionais do setor de viticultura interessados em conhecer técnicas modernas de cultivo e manejo fitossanitário.
O foco do Dia de Campo será nas variedades Calardis Blanc e Felicia, lançadas recentemente em parceria pela Epagri e pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Essas uvas se destacam por sua alta resistência a doenças e excelente qualidade enológica, oferecendo novas oportunidades para reduzir custos de produção e aumentar a produtividade de vinícolas e pomares comerciais.
Veja também
Um terço dos cursos de medicina recebe conceito insatisfatório no Enamed
Acordo Mercosul-UE deve beneficiar mais de 5 mil produtos brasileiros
Durante o evento, a equipe da Epagri realizará demonstrações práticas, mostrando o manejo das plantas desde a poda até a colheita.
Os profissionais apresentarão orientações sobre
- o manejo vegetativo,
- tratamentos fitossanitários,
- prevenção de doenças,
- controle de pragas e
- soluções para problemas comuns na viticultura.
Além disso, será possível observar as uvas já maduras, antes da colheita, e compreender as vantagens dessas variedades em relação às cultivares tradicionais.
O Dia de Campo também contará com degustação de vinhos produzidos com as uvas demonstradas, permitindo que os participantes avaliem diretamente a qualidade enológica das variedades Piwi.
Segundo André Luiz Kulkamp de Souza, gerente da Estação Experimental de Videira, “Será mais um evento bastante importante para o setor vitícola catarinense e nacional, com grande importância técnica e econômica, pois possibilita a produção de uvas com alta qualidade enológica e resistência a doenças, fazendo com que o custo de produção baixe significativamente”.
O evento reforça o compromisso da Epagri em apoiar a inovação agrícola e a modernização da viticultura, conectando pesquisa científica e prática agrícola.

