Apenas 9 dos 24 principais clubes brasileiros fecharam 2025 no azul

Os dados consideram os balanços dos clubes da Série A de 2025 e das quatro equipes promovidas da Série B

Os balanços financeiros de 2025 reforçaram uma tendência que vem se consolidando no futebol brasileiro nos últimos anos. Flamengo e Palmeiras não apenas mantiveram o protagonismo dentro de campo, mas também se destacaram como as equipes com as maiores receitas e os melhores resultados financeiros entre os principais clubes do país.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Levantamento realizado com os demonstrativos contábeis dos 24 clubes analisados — incluindo os participantes da Série A de 2025 e os quatro promovidos da Série B — mostra um cenário de contrastes. Enquanto algumas equipes acumulam receitas bilionárias e superávits expressivos, a maioria ainda enfrenta dificuldades para equilibrar as contas.

Publicidade

Flamengo supera marca histórica

Campeão do Campeonato Brasileiro e da Libertadores, o Flamengo alcançou um feito inédito ao ultrapassar pela primeira vez a marca de R$ 2 bilhões em receitas. Além de liderar o ranking nacional de arrecadação, o clube carioca também registrou o maior superávit do futebol brasileiro em 2025, com saldo positivo de R$ 336 milhões.

Logo atrás aparece o Palmeiras. O clube paulista encerrou o ano com receita recorde de R$ 1,78 bilhão e superávit de R$ 292,4 milhões, consolidando sua posição entre as instituições financeiramente mais sólidas do país.

A diferença para os demais concorrentes chama atenção. O terceiro maior superávit foi registrado pelo Vasco, com R$ 81 milhões, valor significativamente inferior ao apresentado pelos dois líderes.

Receitas bilionárias nem sempre significam lucro

Além de Flamengo e Palmeiras, outros três clubes ultrapassaram a marca de R$ 1 bilhão em receitas durante a temporada: Botafogo, São Paulo e Fluminense.

O Botafogo registrou arrecadação de R$ 1,4 bilhão, mas terminou o ano com déficit de R$ 290,8 milhões, o segundo maior do país. O cenário financeiro ocorre em meio à crise envolvendo a SAF alvinegra, que culminou no afastamento de John Textor da gestão da sociedade anônima do clube.

Já o São Paulo apresentou receita de R$ 1,07 bilhão e superávit de R$ 56 milhões. Apesar do resultado positivo, o balanço financeiro acabou rejeitado pelo Conselho Deliberativo da instituição.

Fechando o grupo dos clubes bilionários, o Fluminense alcançou receita de R$ 1,02 bilhão, mas encerrou o exercício com déficit de R$ 51,5 milhões.

Mirassol surpreende dentro e fora de campo

Entre os destaques positivos está o Mirassol. Em sua primeira temporada na Série A, o clube conquistou um surpreendente quarto lugar no Campeonato Brasileiro e garantiu vaga na fase de grupos da Libertadores.

Mesmo com uma das menores receitas entre os clubes analisados — R$ 179,9 milhões —, a equipe paulista terminou o ano com superávit de R$ 58,1 milhões, demonstrando eficiência na gestão financeira.

Atlético-MG lidera ranking de prejuízos

Se Flamengo e Palmeiras celebram resultados históricos, o Atlético-MG vive situação oposta. O clube mineiro apresentou o maior déficit do futebol brasileiro em 2025, com impressionantes R$ 882,1 milhões negativos.

Segundo o balanço, parte desse resultado está relacionada a uma perda contábil de R$ 572 milhões classificada como “perda de valor justo”. Ainda assim, mesmo desconsiderando esse impacto extraordinário, o prejuízo ajustado permanece em R$ 310 milhões, o maior do país.

O resultado acompanha uma temporada sem grandes conquistas nacionais ou internacionais. O Galo venceu apenas o Campeonato Mineiro, terminou o Brasileirão na 11ª colocação, foi eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil e ficou com o vice-campeonato da Copa Sul-Americana.

SAFs aparecem entre os maiores déficits

Os dados também mostram que diversas Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs) figuram entre os maiores prejuízos registrados em 2025.

Além de Atlético-MG e Botafogo, outras equipes controladas por SAF apresentaram déficits superiores a R$ 100 milhões: Bahia (R$ 154,6 milhões), Fortaleza (R$ 120,1 milhões), Cruzeiro (R$ 114,9 milhões) e Coritiba (R$ 113,9 milhões).

Corinthians e Sport também ultrapassaram a marca dos R$ 100 milhões negativos, registrando déficits de R$ 143,4 milhões e R$ 112,4 milhões, respectivamente.

Maioria dos clubes fecha ano com prejuízo

Dos 24 clubes avaliados, apenas nove encerraram 2025 com superávit. Isso representa 37,5% das equipes analisadas.

Entre os destaques positivos estão Mirassol e Juventude, que mesmo rebaixado para a Série B terminou a temporada com saldo positivo de R$ 25,4 milhões.

Por outro lado, 15 clubes fecharam o exercício no vermelho. Entre eles estão inclusive os quatro times que conquistaram o acesso à Série A para 2026: Coritiba, Athletico-PR, Chapecoense e Remo.

Os números evidenciam que, embora o futebol brasileiro registre receitas cada vez maiores, a sustentabilidade financeira ainda é um desafio para grande parte das equipes.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | Com informações GE

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Motorista de Caçador é preso com mais de 4 toneladas de maconha

Uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou na...

CNJ identifica juízes que ganharam mais de R$ 1 milhão por mês

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, criou...

Turista pula nas águas das Cataratas do Iguaçu para recuperar celular

Um turista brasileiro foi flagrado na manhã deste sábado...

Governo trabalha para reverter veto da União Europeia à carne brasileira

O governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações...

Plantio de árvores abre oficialmente a 5ª Ação RBVerde

A 5ª edição da Ação RBVerde foi aberta oficialmente...

Fim de semana terá sol e temperaturas amenas em SC

O fim de semana será marcado por tempo firme...