Das cinco maiores torcidas do país, o Flamengo se destaca com quase 20% da preferência das mulheres. O São Paulo aparece em terceiro lugar no público feminino, superando o Palmeiras, que lidera no geral e entre homens.
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Com a maior torcida do Brasil, o Flamengo mantém um leve viés masculino. O percentual de torcedores homens é de 22,8%, acima da média geral (21,2%), enquanto o feminino chega a 19,7%. Proporcionalmente, o clube tem a maior participação feminina entre os cinco maiores, representando 48% da sua torcida.
O clube já direciona seu planejamento estratégico para conquistar ainda mais as torcedoras. Contudo, o estudo completo da marca Flamengo, em fase de elaboração, será essencial para traçar ações efetivas.
— “Estamos mapeando o perfil dos nossos fãs para diferenciar os nichos. Já chegamos a algumas conclusões iniciais. Vamos divulgá-las quando o trabalho estiver pronto. Sabemos que o público feminino é muito grande. Há algumas semelhanças entre homens e mulheres na forma como consomem o futebol, mas há diferenças importantes na maneira de se relacionar com o clube. Temos que fazer esse trabalho estratégico”, explica o vice-presidente de marketing do clube, Ricardo Hinrichsen.
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O São Paulo apresenta 5,6% das mulheres e 7,2% dos homens na torcida, com a menor diferença percentual entre os sexos no top 5. Em relação à pesquisa de 2022, manteve seu percentual feminino, enquanto o Palmeiras caiu de 6,2% para 5%, ficando em quarto lugar entre as mulheres.
O tricolor paulista é o segundo clube com maior proporção feminina, representando 45% de sua torcida. Em contrapartida, o Vasco lidera o viés masculino, com 67% dos torcedores do sexo masculino entre os cinco primeiros colocados.
Nos últimos anos, o São Paulo intensificou ações focadas no público feminino. Criou parcerias com aplicativos de transporte exclusivos para mulheres, oferecendo descontos para trajetos até o Morumbi. O clube também estabeleceu canais de denúncia, além de abrir seu estádio para acolhimento de vítimas de violência e exames de mamografia gratuitos.
Apesar dessas iniciativas, o número de mulheres entre os sócios-torcedores permanece baixo, variando entre 10% e 15% do total. A presença feminina nos estádios é igualmente reduzida, girando em torno de 14%.
— “O futebol sempre disse um grande ‘não’ às mulheres, é um público rejeitado por muito tempo”, analisa a socióloga Leda Maria da Costa, pesquisadora do Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte da UERJ.
Santos
Fora do top 5, alguns dados chamam a atenção. O Santos, por exemplo, tem o maior viés masculino: 3,1% das menções vêm dos homens, contra apenas 1% das mulheres, o que faz o clube cair da 10ª para a 12ª posição no ranking feminino.
Pesquisa
A pesquisa foi realizada pela Ipsos-Ipec entre 5 e 9 de junho de 2025, com 2 mil pessoas de 16 anos ou mais, em 132 municípios brasileiros. A margem de erro para a amostra total é de 2,2 pontos percentuais, com 95% de confiança. Em alguns casos, a soma dos percentuais ultrapassa 100%, pois os entrevistados podiam indicar até dois times de preferência.