Ícone do site PortalRBV

Granizo causa estragos em mais de 100 casas no Oeste de Santa Catarina

Granizo causa estragos em mais de 100 casas no Oeste de Santa Catarina

Foto: Reprodução

A Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Xanxerê continua prestando apoio técnico e operacional ao município de Abelardo Luz, o mais afetado pelo forte temporal com chuva intensa e queda de granizo registrado na madrugada de domingo, 12 de outubro. Conforme informações preliminares, ao menos 105 casas sofreram danos em suas coberturas, deixando várias famílias desamparadas.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O evento climático de grande proporção provocou diversos transtornos. Entre os danos relatados estão destelhamentos, queda de árvores e prejuízos materiais significativos, especialmente em áreas rurais.

As comunidades mais atingidas incluem o Assentamento 25 de Maio, Rincão Torcido e localidades próximas à divisa com o estado do Paraná.

Um posto de saúde teve o telhado gravemente danificado e suspendeu os atendimentos na segunda-feira, 13, para que os reparos fossem realizados.

Desde as primeiras horas após o temporal, as equipes da Defesa Civil de Abelardo Luz, com apoio da Regional de Xanxerê, atuaram em ações emergenciais. Foram entregues lonas para cobrir os imóveis atingidos e prestado suporte direto às famílias necessitadas.

Durante o domingo, mais de 100 casas do interior receberam lonas para proteção emergencial. Já na segunda-feira, servidores municipais seguiram com o levantamento detalhado das casas danificadas, conforme os critérios estabelecidos pelo governo estadual para o envio de ajuda humanitária.

A Defesa Civil regional também orienta tecnicamente a elaboração do relatório de danos. Além disso, auxilia o município na possível decretação de situação de emergência e na solicitação formal de itens de assistência humanitária ao Estado.

Outros municípios também registraram danos

Em Passos Maia, o granizo afetou três casas na comunidade de Linha Tozzo. Em Xanxerê, foram identificados alagamentos em vias urbanas, principalmente na Avenida La Salle e em ruas próximas. Felizmente, não houve registro de vítimas nessas ocorrências.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile