Há 60 dias, a BRK, responsável pelo tratamento de água e esgotamento sanitário em Caçador, iniciou o maior projeto de saneamento da cidade. O Sistema Público de Esgotamento Sanitário, gradualmente, vem avançando, seguindo as diretrizes da Lei Federal 14.026/2020 – Marco Legal do Saneamento. A expectativa é que toda a infraestrutura seja concluída até 2033, garantindo saúde pública e qualidade de vida para a população.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Nesta segunda-feira (15), membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente visitaram o local das obras para conhecer o processo de construção e fiscalizar a qualidade da infraestrutura em execução.
“Temos uma preocupação genuína para que a execução dessa obra ocorra com segurança e dentro dos protocolos exigidos ambientalmente. O sistema público de esgotamento em construção colocará Caçador em destaque estadual e nacionalmente e permitirá maior qualidade de vida para a população atual e futura”, destaca Icaro Mello Dugaich, diretor regional da BRK.
Após a visita, o grupo conferiu o terreno onde será erguida a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no Bairro Figueroa. O início da construção da ETE Rio do Peixe está previsto para o segundo semestre de 2026.
Veja também
Homem chama a polícia por ameaça e acaba sendo preso em Curitibanos
Servidor é afastado após desvio de R$ 1,07 milhão em Joaçaba
O cronograma das obras segue no Bairro Martello
Desde 15 de outubro, mais de dois quilômetros de rede coletora foram concluídos e 190 residências receberam ligações de esgoto.
As próximas ruas a receberem o sistema serão Joaquim Raisel da Cruz, Paulo Luderinghausem, Pedro Álvares Cabral, Eltimio Miozzo e Jose Ioos Junior, podendo sofrer alterações em caso de chuvas ou obstáculos no terreno.

“A rede de esgoto é muito mais profunda que a de água ou pluvial, chegando a mais de quatro metros em alguns pontos. Podemos encontrar rochas que alterem o cronograma, mas sempre informaremos os moradores antecipadamente para evitar transtornos”, explica o diretor regional.
Atenção motorista
Para orientar a população, a BRK disponibiliza em tempo real as ruas em obras através do Waze e Google Maps.
“Essa é uma forma de minimizar os impactos da mobilidade urbana e demonstrar transparência. Os transtornos temporários trarão benefícios duradouros para toda a cidade”, conclui Icaro Dugaich.






