Contran muda regras e tira obrigatoriedade de autoescolas para a CNH

Segundo o governo, o objetivo é reduzir custos e facilitar o acesso, já que milhões de brasileiros ainda dirigem sem habilitação

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou nesta segunda-feira (1º) uma resolução que altera de forma ampla o processo para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em todo o país. A principal mudança é o fim da obrigatoriedade das aulas em autoescolas, passo que até então era indispensável para quem buscava a primeira habilitação.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A nova regra passa a valer após publicação no Diário Oficial da União, prevista para os próximos dias.

Publicidade

Com a mudança, candidatos poderão optar entre realizar as aulas teóricas presencialmente, de forma remota ou por meio de plataformas credenciadas pelo governo federal.

A carga horária mínima, antes obrigatória, deixa de existir e será definida pelas entidades responsáveis pelo ensino, desde que sigam as diretrizes estabelecidas pelo Contran.

As aulas práticas também serão flexibilizadas.

A resolução cria a figura do instrutor autônomo, permitindo que o candidato faça as aulas para a obtenção da CNH fora das autoescolas.

A carga mínima será reduzida de 20 para duas horas, e o aluno poderá utilizar o próprio veículo para aprender e também para realizar a prova prática, desde que respeite os requisitos de segurança do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Instrutores já cadastrados no sistema do governo poderão migrar para o modelo autônomo, e novos profissionais terão acesso a um curso gratuito de formação oferecido pelo Ministério dos Transportes. Todos precisarão de autorização do Detran para atuar.

As provas teórica e prática permanecem obrigatórias e sem limite de tentativas em caso de reprovação.

O processo de obtenção da primeira CNH deixa de ter prazo de validade, mudança que substitui o limite anterior de 12 meses. Já para as categorias C, D e E, exigidas para motoristas de carga e transporte coletivo, o exame toxicológico continuará sendo obrigatório.

O Ministério dos Transportes afirma que o novo modelo busca reduzir custos e facilitar o acesso à habilitação.

Segundo a pasta, cerca de 20 milhões de brasileiros dirigem sem carteira, e o governo espera que a simplificação aumente o número de condutores regularizados.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Frente fria traz chuva e temporais para SC nos próximos dias

A previsão do tempo indica variação significativa nas condições...

ChatGPT fora do ar? Usuários relatam instabilidade nesta segunda

O começo de semana foi marcado por dificuldades para...

Santa Catarina fortalece exportação de maçã com nova certificação

A economia de Santa Catarina deve ser beneficiada na...

Videplast leva Brasil ao destaque no Fórum CirclePack Chile 2026

A Videplast ganhou destaque internacional ao representar o Brasil...

Cervejas catarinenses são destaque em concurso internacional

Santa Catarina consolidou sua posição de destaque no cenário...

Adolescente de 17 anos foge após atirar contra jovem de 14 anos em SC

Uma adolescente de 14 anos foi vítima de uma...

Fuga na BR-282 termina com 30 kg de drogas apreendidos

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma apreensão significativa...

IPTU 2026 em Videira agora é 100% digital! Veja como pagar

A Prefeitura de Videira iniciou a cobrança do IPTU...