O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), lançou nesta quinta-feira, 20, a licitação para restaurar a SC-350 entre Lebon Régis e a BR-116 em Santa Cecília. O trecho tem cerca de 25,6 km e receberá investimento de cerca de R$ 86 milhões para 18 meses de obra. A abertura das propostas está marcada para 29 de setembro.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A restauração da rodovia será em pavimento rígido (concreto), com 21 cm de espessura. A solução será executada pela técnica whitetopping, que consiste na aplicação do concreto diretamente sobre o asfalto. O pavimento rígido é vantajoso em trechos onde há grande movimentação de veículos pesados, como a SC-350, que recebe escoamento de madeira e produtos industriais, principalmente da região de Caçador em direção à BR-116.
O concreto também representa menor custo e menos interdições para manutenção, bem como maior vida útil em relação ao asfalto. A solução foi adotada com sucesso, por exemplo, nas Serras do Faxinal e Corvo Branco, na SC-477, no Planalto Norte, na SC-305 e SC-160, no Grande Oeste.
Veja também
Exportações de Santa Catarina crescem 2,4% em julho e chegam a US$ 1,12 bilhão
MPF apura falta de pagamento automático para motociclistas em pedágios de SC
Além da aplicação de concreto ao longo do trecho, a obra contempla novos equipamentos de drenagem, como bueiros e galerias, melhorias em trevos e acessos para facilitar a circulação viária, e duas pontes sobre os rios Bonito e Passa Dois. Não estão previstas novas terceiras faixas dado que o segmento já conta com estes dispositivos.





