O prefeito de Camilo Gatti anunciou na quarta-feira (18) a assinatura do contrato para implantação do primeiro loteamento de interesse social de Ibiam. O ato marca um passo considerado histórico para o município, que completa 30 anos sem ter contado, até então, com uma área destinada especificamente à habitação popular.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Em entrevista à RBV Rádios, o prefeito destacou a importância da iniciativa para a população. “É uma satisfação trazer notícias como está para nossa comunidade e municípios vizinhos. É um passo muito importante para o município, promovendo o desenvolvimento da cidade e melhores condições às famílias que desejam se estabelecer no município ou que atualmente vivem de aluguel”.
Veja também
Câmara de Ibiam autoriza o Município contratar financiamento para asfalto rural
Hemosc em alerta: O negativo e O positivo precisam de doadores
Mudança de área e estruturação do projeto
No início da atual gestão, a equipe da Prefeitura de Ibiam identificou que o município não possuía terreno destinado a um loteamento de interesse social. Após estudos técnicos realizados pela engenharia e pelas secretarias de Administração e Planejamento, foi encaminhado à Câmara de Vereadores um projeto alterando a destinação de uma área antes prevista para interesse empresarial e industrial para interesse social. A proposta foi aprovada pelo Legislativo.
O contrato do loteamento foi firmado com uma empresa do Paraná, responsável por toda a parte técnica, incluindo medições topográficas, definição de ruas, divisão e quantidade de lotes. Já a infraestrutura, como escavação e abertura de vias, ficará sob responsabilidade da Prefeitura.
Outro ponto destacado pelo prefeito é o apoio da Casan, que irá fornecer todo o material necessário para levar água até os lotes e futuras residências. O projeto também contempla rede de água e esgoto e iluminação pública.
Já está garantida a construção de 12 casas populares por meio do programa Casa Catarina do Governo do Estado e outras 20 unidades pelo programa federal Minha Casa, Minha Vida.
Prazos e investimentos
O prazo inicial para execução do loteamento é de 120 dias. Nesse período, a empresa contratada deverá entregar toda a parte técnica concluída. O valor investido nessa etapa é de R$ 114 mil, referente ao desmembramento da área, medições e elaboração dos projetos.
Após essa fase, o município dará continuidade às obras de infraestrutura. A previsão é que as primeiras construções tenham início no próximo ano. A administração municipal informou que, assim que houver andamento nas etapas seguintes, serão divulgadas orientações sobre cadastros e critérios para as famílias interessadas.
O prefeito também ressaltou a importância do Legislativo de Ibiam na aprovação do projeto e reafirmou o compromisso da gestão em ampliar as políticas públicas de habitação, consolidando um avanço histórico para o município.



