Em Videira, o sistema de distribuição de sacos roxos para o armazenamento de materiais recicláveis tem gerado resultados muito positivos. Contudo os moradores estão alertando sobre furtos dos materiais armazenados, gerando preocupações dos setores públicos.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A responsável pela coleta seletiva destes materiais é a Visan, visto que é a empresa vencedora da licitação para a Coleta Seletiva.
Contudo a autorquia municipal, registrou furtos desses materiais, que são recolhidos por populares antes dos caminhões chegarem.
A Visan tem intensificado a fiscalização e pede a colaboração da comunidade para denunciar essas práticas irregulares.
Fábio Tercy, responsável pela Visan ressaltou que os sacos roxos são públicos e não devem ser recolhidos por pessoas não autorizadas.
Veja também
Preço dos alimentos em Videira registra queda de 3,81% em janeiro
SC registra abertura de quase 32 mil empresas em janeiro de 2025
Para denunciar ou obter mais informações, a população pode entrar em contato com a Visan pelo número 99139-1125.
A iniciativa
Fábio também explicou que a iniciativa da distribuição das embalagens visa aumentar a reciclagem e reduzir o impacto ambiental.
Os sacos roxos foram introduzidos em novembro de 2024, com a entrega de kits informativos para os moradores, destacando a importância de acondicionar corretamente os materiais recicláveis, como papel, plástico, vidro e metal.
Uso inadequado dos sacos roxos
No entanto, alguns cidadãos têm colocado resíduos inadequados, como restos de jardinagem e alimentos, nos sacos destinados a materiais recicláveis. Prejudicando assim o trabalho dos catadores da Visan.
Fabio pede que as indicações de descarte sejam seguidas para que assim possamos tem uma cidade mais limpa e eficiente.
Nossas Redes Sociais