As obras de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), da implantação de um novo reservatório com capacidade para um milhão de litros, e a instalação de novas adutoras em Videira seguem em ritmo acelerado. A execução está concentrada no Bairro Marafon e representa um investimento superior a R$ 9,4 milhões, que visa reforçar o sistema de abastecimento de água no município.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Segundo o presidente da Visan, Fernando Fávero, nesta semana os trabalhos se intensificaram em um dos trechos mais desafiadores da cidade. Trata-se do entroncamento entre as ruas José Boitex e Morro da Fumaça, local conhecido pela inclinação acentuada e pela altura em relação ao eixo viário.
“Mesmo com sondagens antecipadas, essa área é considerada muito sensível para intervenções, por isso a equipe da Visan e das empresas que prestam suporte estão trabalhando com atenção redobrada para minimizar possíveis transtornos.”
A complexidade da obra aumentou após a equipe identificar 11 redes antigas, com ramificações confusas e sobrepostas, exigindo intervenções criteriosas e contínuas. Essas redes, muitas vezes desconhecidas ou mal registradas, dificultam o avanço da escavação e exigem soluções técnicas precisas.
Veja também
Supermercados defendem contratação por hora para ampliar oportunidades e atrair trabalhadores
De acordo com a engenheira Débora Peliser, da Visan, o trabalho demanda atenção especial e pode gerar instabilidade temporária no fornecimento de água em diversos bairros.
“Estamos realizando as escavações com muita cautela, mas até o fim de semana pode ocorrer instabilidade no abastecimento em vários bairros, por isso, pedimos a compreensão dos videirenses. São situações temporárias, que vão resultar em grande impacto positivo na distribuição de água em toda cidade.”
As obras das adutoras em Videira fazem parte de um conjunto de melhorias estruturais que permitirão ampliar a capacidade de produção, reduzir perdas e garantir maior regularidade no abastecimento de curto a longo prazo.
Apesar dos desafios técnicos, os benefícios a médio prazo serão amplos, com impactos positivos para moradores de diversos bairros, especialmente nas regiões mais altas e de maior demanda hídrica.
A comunidade pode acompanhar o andamento das obras pelos canais oficiais da Visan ou diretamente no site da prefeitura.
Nossas Redes Sociais