Porto União está mais perto de resolver um dos principais problemas de mobilidade urbana. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) confirmou que já iniciou o processo para contratar a empresa responsável pelos projetos executivos de engenharia do contorno viário que ligará a BR-280/SC à BR-153/PR.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A demanda foi apresentada pelo deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB), em moção aprovada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O documento pediu prioridade do governo federal para a obra, considerada estratégica para a cidade e região.
Trânsito pesado e riscos
De acordo com o parlamentar, Porto União sofre com congestionamentos e riscos de acidentes devido ao intenso tráfego de veículos pesados que cruzam a área urbana vindos das duas rodovias.
“A ausência de um contorno viário adequado compromete a mobilidade, a qualidade de vida da população e o crescimento ordenado da cidade”, destacou Caropreso.
Veja também
FIESC lança programa de apoio a indústrias e trabalhadores afetados pelo tarifaço
Governo de SC e Celesc firmam acordo para levar energia solar a escolas estaduais
Projeto e expectativas
O contorno terá cerca de 20 quilômetros de extensão. A expectativa é retirar o tráfego de longa distância do centro, aumentar a segurança viária, melhorar a fluidez do trânsito e impulsionar o desenvolvimento econômico, favorecendo a instalação de indústrias.
“É uma medida urgente e necessária. Estamos acompanhando cada etapa e seguiremos cobrando o governo federal para que a obra se torne realidade”, reforçou o deputado.
O DNIT informou ainda que o mesmo processo de contratação contemplará o contorno sul de Rio Negrinho, em Santa Catarina.