Governo de SC e Celesc firmam acordo para levar energia solar a escolas estaduais

O projeto vai beneficiar mais de mil escolas em todo o estado

Nesta quinta-feira (28 de agosto), o Governo de Santa Catarina e a Celesc, por meio da Secretaria de Educação, anunciaram uma parceria estratégica no lançamento do programa Educação Levada a Sério, em Florianópolis. A iniciativa vai levar energia solar a mais de 1.000 escolas estaduais, promovendo economia e sustentabilidade.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O acordo prevê o uso da energia gerada por sete usinas fotovoltaicas da Celesc Geração. O resultado estimado é uma redução de 10% nas despesas anuais com energia elétrica, o que representa uma economia de cerca de R$ 2,3 milhões nos próximos dois anos compared to custos atuais.

Publicidade

O evento teve a presença do governador Jorginho Mello, do presidente da Celesc Tarcísio Estefano Rosa, da secretária de Educação Luciane Ceretta, do diretor Elói Hoffelder, entre outras autoridades.

O governador destacou que “quando falamos de educação, falamos do futuro de Santa Catarina… usar energia limpa para abastecer mais de mil escolas… cuidamos do meio ambiente, gastamos menos e podemos aplicar mais naquilo que realmente importa — garantir oportunidades e qualidade de ensino para cada criança e jovem catarinense”. Ele enfatizou que essa iniciativa constrói “um Estado mais justo, moderno e preparado para o amanhã”.

O presidente da Celesc também comentou:

“Essa parceria é exemplo do que queremos para o futuro de Santa Catarina: projetos que reúnem sustentabilidade, inovação e responsabilidade com os recursos públicos”. Ele ressaltou o orgulho da Celesc em colaborar para “a eficiência da gestão estadual e para a educação catarinense”.

Para a secretária Luciane Ceretta, o projeto representa um marco: “estamos falando de uma medida que impacta diretamente a sustentabilidade e a eficiência da gestão pública… cada real economizado seja reinvestido na melhoria da educação”.

O diretor Elói enfatizou: “a Secretaria de Educação economiza recursos, amplia sua previsibilidade de custos e usufrui de energia limpa e sustentável, enquanto a Celesc reforça seu compromisso com soluções energéticas modernas e eficientes”.

De onde virão a energia?

A Celesc Geração investiu R$ 58 milhões na construção das sete usinas, com uma potência instalada total de 12 MW. As unidades são:

  • UFV Lages II (1,0 MW)
  • UFV São José do Cedro (2,5 MW)
  • UFV Videira I (1,0 MW)
  • UFV Modelo I (2,5 MW)
  • UFV Capivari de Baixo (3,0 MW)
  • UFV Modelo II (1,0 MW)
  • UFV Modelo III (1,0 MW)

O modelo prevê que a Secretaria alugue essas usinas da Celesc e utilize os créditos de energia para descontar as contas de luz das escolas. O contrato tem duração inicial de dois anos e pode ser renovado.

Além da economia, a iniciativa reduz as emissões de gases de efeito estufa, promovendo o protagonismo de Santa Catarina no uso de fontes renováveis. A ação também reforça os compromissos assumidos em novembro de 2024, quando o governador e a Celesc firmaram um Acordo de Cooperação Técnica voltado à melhoria da gestão energética no Estado.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações ASCOM | CELESC

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Quanto custavam as coisas em 2002? Veja os preços do ano do penta

O ano de 2002 ficou marcado pela conquista do...

Governo de SC aciona Procuradoria após declaração de Lula sobre catarinenses

O Governo de Santa Catarina decidiu recorrer à Procuradoria-Geral...

Parreira é sedado após piora clínica e passa por cirurgia

O ex-técnico da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Parreira, de...

Copa do Mundo 2026: mata-mata começa neste domingo

A fase eliminatória da Copa do Mundo de 2026...

Frio intenso perde força na segunda quinzena de julho

O frio intenso que marcou os últimos dias no...
00:03:37

Menino calça tênis pela primeira vez após tratar a síndrome do pé torto congênito

O pequeno Taylor protagonizou um momento emocionante ao calçar...

Trabalhador supera leucemia e recebe homenagem emocionante

Depois de enfrentar cerca de um ano e meio...

Venezuela intensifica buscas após terremoto com milhares de desaparecidos

A Venezuela chegou neste sábado (27) ao terceiro dia...