Motoristas que trafegam pela rodovia SC-350, no trecho entre Caรงador e a BR-153, estรฃo questionando a qualidade da obra de revitalizaรงรฃo da estrada. Leitores do Portal RBV enviaram fotos e vรญdeos mostrando o material da obra esfarelando, levantando dรบvidas sobre a durabilidade do novo pavimento.
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Em um dos vรญdeos enviados, um motorista mostra o asfalto se desfazendo ao ser raspado com o pรฉ e comenta: โEssa รฉ a situaรงรฃo da pavimentaรงรฃo que vem sendo feita em nossa estrada. Olha que vergonha, era para ser um asfalto novo, mas nรฃo dรก nem meio centรญmetro.โ
Veja o vรญdeo
A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade esclareceu, em nota, que o material mostrado nas imagens refere-se ร primeira camada de microrrevestimento recรฉm aplicada, que ainda estava em processo de cura na ocasiรฃo das imagens. O รณrgรฃo explica que essa tรฉcnica รฉ utilizada para o fechamento de trincas apรณs a recuperaรงรฃo dos pontos mais danificados com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).
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Segundo a secretaria, o microrrevestimento รฉ aplicado em duas camadas, totalizando 1,5 cm de espessura, com o objetivo de impermeabilizar o asfalto e prolongar sua vida รบtil. Alรฉm disso, a nota destaca que diferentes tรฉcnicas de pavimentaรงรฃo estรฃo sendo aplicadas ao longo dos 130 quilรดmetros do trecho, conforme a necessidade de cada segmento.
Confira a nota na รญntegra
O vรญdeo em questรฃo, refere-se a primeira camada de microrrevestimento recรฉm aplicada na SC-350, ainda em processo de cura da emulsรฃo.
O microrrevestimento รฉ utilizado para o fechamento de trincas, apรณs serem recuperados com CBUQ os pontos necessรกrios.
Agindo desta forma, para um prolongamento da vida รบtil do pavimento (impermeabilizando a camada asfรกltica, uniformizando o trecho) com um custo menor proporcionalmente.
Serรก ainda aplicada uma nova camada de microrrevestimento, formando-se as duas camadas do mesmo, totalizando 1,5cm de espessura.
Todo o trecho foi analisado por tรฉcnicos e essa soluรงรฃo foi prevista em alguns segmentos que estavam em melhores condiรงรตes estruturais.
Em toda a extensรฃo da rodovia serรฃo utilizadas diversas tรฉcnicas de pavimentaรงรฃo, em de acordo com os estudos e ensaios realizados.
Revitalizaรงรฃo da rodovia SC-350
As obras de revitalizaรงรฃo na SC-350 entre as BR’s 116 e 153 foram anunciadas pelo governador Jorginho Mello (PL) em abril de 2024, com investimento de aproximadamente R$ 150 milhรตes. Os trabalhos comeรงaram em meados do ano passado, com serviรงos de tapa-buracos e roรงada das margens da rodovia, alรฉm da preparaรงรฃo do canteiro de obras.
No inรญcio de fevereiro, aย Coordenadoria Regional de Infraestrutura explicou que os trabalhos entre Caรงador e a BR-153 estavam temporariamente parados, mas que deveriam ser retomados dentro de 15 dias.
O coordenador Juan Bonelli da Silva informou que serรก realizada a tรฉcnica de reciclagem em cerca de 24 quilรดmetros do trecho, onde o asfalto estรก mais deteriorado. O processo consiste na remoรงรฃo do material danificado e sua reintroduรงรฃo na pista com adiรงรฃo de cimento, aumentando a durabilidade do pavimento.
Apรณs essa etapa, as obras seguirรฃo para a fase final, com a pintura da sinalizaรงรฃo horizontal, instalaรงรฃo de faixas refletivas e dispositivos de seguranรงa. O prazo para a retomada dos trabalhos รฉ de aproximadamente duas semanas.
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