O ano de 2026 começou com organização e planejamento para quem precisa fazer o descarte correto de galhos e móveis em Videira. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura, já divulgou o novo calendário da coleta de galhos e móveis, serviço essencial que em 2025 resultou na retirada de mais de 1 tonelada de galhos somente na área urbana do município, contribuindo diretamente para a limpeza da cidade, a mobilidade urbana e a saúde pública.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Em entrevista, o secretário Dinilso Gaio, explicou que o município foi dividido em sete grupos de bairros, estratégia que facilita tanto para os moradores quanto para as equipes responsáveis pela coleta. “Com esse calendário, o munícipe sabe exatamente quando colocar o material, sempre na semana anterior à data prevista. Isso evita o acúmulo prolongado em frente às residências e nas calçadas”, destacou. Cada grupo de bairros é atendido novamente em um intervalo médio de 50 dias, garantindo previsibilidade e eficiência no serviço.
De acordo com a Secretaria, a coleta contempla galhos de poda e móveis usados, como armários, camas, sofás, colchões e até pias. Já itens da chamada linha branca, como geladeiras, micro-ondas e outros eletrodomésticos, não são recolhidos pela Prefeitura, pois exigem destinação ambiental específica. Para esses casos, o município orienta que os moradores procurem empresas especializadas ou participem das campanhas de recolhimento de eletrônicos promovidas periodicamente por entidades como a CDL.
Outro ponto enfatizado pelo secretário é a importância de respeitar o período correto para colocar os materiais na rua. “Móveis e galhos deixados por várias semanas podem acumular água, favorecendo a proliferação do mosquito da dengue. Além disso, nossa região tem registros frequentes de escorpiões, que acabam se abrigando nesses materiais”, alertou.
A Prefeitura reforça que o sucesso da coleta registrada em 2025, com mais de uma tonelada de galhos recolhida, só foi possível graças à colaboração da população. Para 2026, a expectativa é ampliar ainda mais os resultados, mantendo Videira limpa, organizada e segura.



